LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iFixit dá dicas para prevenir explosão da bateria durante a manutenção de celulares, tablets e mais

23 de novembro de 2022 0

Seja pelos vídeos de desmontagem ou ativismo pela acessibilidade ao reparo, o iFixit é uma empresa de grande popularidade devido ao seu apoio aos consumidores que se interessam pelo serviço de autoatendimento em manutenção de celulares. Nesta semana, especialistas da companhia revelaram dicas para substituir a bateria de um dispositivo com segurança.

A bateria é o componente que representa maior risco durante a manutenção de um aparelho eletrônico por armazenar elementos químicos tóxicos e sensíveis ao calor, e caso seja manuseada incorretamente, pode entrar em combustão e até causar explosões. Dado que é uma peça muito comum de ser substituída, as dicas são fundamentais.

No vídeo acima, os especialistas — devidamente protegidos e instruídos sobre o funcionamento de cada modelo de bateria — ensaiam possíveis danos que podem ser causados ao componente durante sua substituição, tais que podem causar acidentes graves. Veja a seguir as recomendações na hora de trocar a peça.

Descarregar a bateria

(Imagem: Captura de tela/iFixit)

É importante que a bateria esteja com menos de 25% de sua carga total para manuseá-la. Quanto mais energia armazenada, maior é o risco de ocorrer fuga térmica, um fenômeno caracterizado pelo aquecimento rápido de uma célula devido à reação química entre os eletrodos positivo e negativo, caso entrem em contato.

Um fator que aumenta o risco é o eletrólito inflamável utilizado nas baterias de íon-lítio — atualmente o tipo de pilha mais utilizado na indústria de produtos eletrônicos. Esses componentes suportam temperaturas de até cerca de 60º C, e quando sua capacidade de perda de calor é excedida pela geração, pode ocorrer a combustão do aparelho.

No vídeo do iFixit, um dos especialistas perfura uma bateria de iPhone 12 Pro Max carregada em menos de 25%, o que não é suficiente para gerar uma reação muito energética. Posteriormente, é perfurada uma bateria totalmente carregada que começa a inchar e pegar fogo em questão de segundos.

Não utilizar ferramentas pontiagudas e metálicas

(Imagem: Captura de tela/iFixit)

Essa recomendação leva ao segundo tópico abordado pelo iFixit, que é o alerta para não utilizar ferramentas pontiagudas durante o manuseio da bateria. Esse tipo de recurso pode causar perfurações na fina camada externa da bateria e fazer com que os eletrodos com diferentes polos entrem em contato, gerando um curto-circuito no componente.

Ferramentas metálicas são especialmente desaconselhadas pelos especialistas, uma vez que são condutoras de energia e podem causas ferimentos a quem estiver manuseando.

Bateria maior, perigo maior

(Imagem: Captura de tela/iFixit)

Baterias para notebooks e tablets são naturalmente maiores que as unidades para celulares, e por mais que sejam compostas pelo mesmo material, os riscos são maiores. Isso porque a grande bateria de 8.000 mAh do Samsung Galaxy Tab S8 carregada a 25%, por exemplo, seria equivalente a um Galaxy S22 carregado a aproximadamente 50%.

Com isso, a recomendação é que baterias maiores sejam descarregadas até 0%, prevenindo qualquer risco ao indivíduo que for manuseá-la. É fato que descarregar todo o componente é prejudicial à sua vida útil, mas conforme destacado pelo iFixit, essa regra apenas se aplica quando a bateria permanece vazia por longos períodos de tempo.

Você é especialista no assunto? Quais dicas de segurança recomenda? Comente abaixo!

Veja mais!

O Samsung Galaxy S22 está disponível na Girafa por R$ 3.469 e na Extra por R$ 3.999. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 143 ofertas clique aqui.
(atualizado em 09 de fevereiro de 2023, às 01:16)

0

Comentários

iFixit dá dicas para prevenir explosão da bateria durante a manutenção de celulares, tablets e mais
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços