
Software 25 Nov
Hackers alegam terem obtido o número de 487 milhões de usuários do WhatsApp em 84 países, inclusive Brasil. O grupo anunciou a venda dos dados no fórum de uma comunidade de hacking.
Com uma base de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp é a maior plataforma de mensagens do mundo. Isso significa que os dados obtidos pelos hackers equivalem a 1/4 do número dos usuários do aplicativo.
De 487 milhões de contatos, 32 milhões de números são dos Estados Unidos, 45 milhões do Egito, 5 milhões da Itália, 29 milhões da Arábia Saudita, 20 milhões da França e Turquia, 11 milhões do Reino Unido, 10 milhões da Rússia e 8 milhões do Brasil.
Segundo o site Cybernews, o vendedor não especificou como obteve os dados, mas sugeriu que utilizou “estratégia” para coletar os números.
Possivelmente, os hackers não invadiram o WhatsApp, mas obteve os dados pela técnica de web scraping, que utiliza scripts automatizados para coletar dados utilizados na internet. Porém, o método aparenta ter sido eficiente pelo número de contatos obtidos.
Infelizmente, não há uma forma para saber se o seu número está presente na lista dos hackers. Com a venda, os dados poderão ser utilizados para spam, tentativas e phishing e outras atividades ilegais.
No início do mês, o WhatsApp beta para Android recebeu seção reformulada de configurações de privacidade. Ela facilita a aplicação das configurações padrões de mensagens temporárias para novas conversas e as configurações do temporizador para conversas em que ele já esteja ativo.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários