LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China encontra forma de burlar sanções dos EUA no mercado de semicondutores

05 de dezembro de 2022 28

A China encontrou uma maneira fácil de contornar as sanções dos Estados Unidos. De acordo com o South China Morning Post, 11 empresas do país anunciaram que vão ampliar o uso da arquitetura RISC-V em seus próximos chips.

A principal vantagem é que a arquitetura é baseada em um código aberto. Ou seja, ela pode ser usada livremente por qualquer empresa, mesmo tendo sido desenvolvida pela Universidade da Califórnia em 2010.

Atualmente, as arquiteturas X86 e ARM são controladas por Estados Unidos e Reino Unido e isso faz com que esses países possam impor sanções contra empresas chinesas. No caso na RISC-V, isso teoricamente não é possível.

O SCMP também informa que os chips da arquitetura RISC-V serão desenvolvidos por um consórcio local de empresas, sendo que elas foram as primeiras a se interessar pela arquitetura de código aberto, algo que aconteceu em 2018.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Comentando o assunto, Wayne Dai, diretor da VeriSilicon Holdings, disse que a maioria dos 10 chips RISC-V apresentados no ano passado já entraram em produção em massa, ultrapassando a marca de 10 milhões de unidades.

Além disso, outros chips devem chegar ao mercado em 2023.

A empresa StarFive comparou a sua CPU RISC-V com a Cortex-A76 da ARM (lançada em 2018). A fabricante chinesa disse que o desempenho é idêntico, sendo que o seu produto é produzido em 12 nanômetros e deve se tornar compátível com notebooks e Mini PCs.

Já a Timesintelli Technology foi além e disse que seus processadores RISC-V podem competir facilmente com os Cortex-M e Cortex-R da ARM.

As principais aplicações para a RISC-V no futuro próximo serão principalmente em eletrodomésticos inteligentes, wearables, câmeras de vigilância, eletrônicos automotivos e robôs industriais, que estão em grande demanda na China.

Fontes chinesas também dizem que grandes empresas locais, como Alibaba e Tencent, também foram convidadas pelo governo chinês para iniciar a produção em massa de semicondutores. A ideia é pulverizar o mercado entre diversas companhias e evitar a dependência do ocidente.

Veja mais


28

Comentários

China encontra forma de burlar sanções dos EUA no mercado de semicondutores
  • Orientais em geral (excluídos os indianos) são bons de hardware (leia-se engenharia reversa) e são fraquíssimos em software.

    • Independente do modelo político de um país a competição sempre é saudável.

      • Desde que US a atacou empresas chinenes impedindo uma competição saudável no mundo entre empresas chinesas vs empresas norte-americana, e europeias porque estavam perdendo a vanguarda, eles próprios incentivar China, como a Rússia a serem autossuficientes. Nessa briga de cães o Brasil fora perdendo o rumo. O world não mais o mesmo.

          • A China têm os seus problemas mas melhorou muito e vem se desenvolvendo cada vez mais, pior para quem não entende isso e só vive falando mal do país que abriga pessoas muito inteligentes e que estudam bastante, quem estuda ganha a competição pela civilização mais avançada, eles chegarão lá gostando ou não gostando.

              • A China têm os seus problemas mas melhorou muito e vem se desenvolvendo cada vez mais, pior para quem não entende isso e só vive falando mal do país que abriga pessoas muito inteligentes e que estudam bastante, quem estuda ganha a competição pela civilização mais avançada, eles chegarão lá gostando ou não gostando.

                  • Estados Unidos faz parte da China em silêncio e ambos servem um ao outro na obscuridade. Essa briguinha falsa é p boi dormir.

                    • A China não é besta.
                      Eles já tem tudo deles.. vai ter a sua TSMC e ASML!

                        • Os caras juram que a China vai se tornar independente de chips do dia pra noite. Vive caçando jeitos de roubar tecnologia da TSMC.

                            • Você acha mesmo que um país que tira o primeiro lugar no PISA não tem capacidade para desenvolver sua própria tecnologia. Ao que eu saiba os semicondutores não são tecnologia dos deuses, é uma tecnologia humana e que foi desenvolvida por um conjunto de países. Os EUA antes detinham grande parte do P&D, mas hoje já perderam essa hegemonia, pois ciência custa caro, além de precisar de muitos cérebros, coisa que os EUA são deficientes
                              Os chineses tem os cérebros, tem a visão no futuro, são extremamente disciplinados e estudam como se não houvesse amanhã, tal como os japoneses. A China hoje é o Japão dos anos 90que representava toda uma modernidade, mas que se perdeu com o acordo de Plaza.

                                • Vc tá enganado meu caro ! Os EUA formam o maiores gênios do mundo e tem os maiores cérebros no vale do silício! A China só copia tudo deles

                                    • Meu caro amigo, a maior parte dos cérebros que as empresas americanas têm são estrangeiros, a maioria são chineses, coreanos e principalmente indianos.

                                        • tem que levar em consideração, há quanto tempo que os EUA são ricos!
                                          A China precisa superar o PIB americano e manter durante décadas para alcançar o patamar na Era da Glória americana!
                                          O Brasil era uma potência, a China morria de fome, veja a situação, nem copiar o Brasil sabe, continua fazendo memes!

                                            • País que vota, protege e elege um ladrão merece estar onde está.
                                              Um país que aceita migalhas da corrupção destas pessoas tem a nação que merecem, pois os ideários destas pessoas que votaram nele são pequenos e apenas esperam as beneficies do Estado, mas sem contribuir verdadeiramente para a sociedade, além de quererem usurpar os bens daquele que trabalharam. O Interesse em usurpar a herança daquelas famílias que trabalharam duro ao longo de décadas e confiscar as fortuna como um imposto ao Estado está sendo armado, então como confiar num país que não respeita a propriedade privada

                                          • E os EUA são mocinhos né? Dia desses eles estavam querendo saber qual estoque da Samsung.

                                          • china rainha

                                              • Parabéns aos ianques pela força que estão dando aos irmãos chineses.
                                                Isso aí. É um incentivando o outro a tentar melhorar e crescer.

                                                  • Na prática é isso mesmo que estão fazendo, obrigando os chineses a se reinventarem e serem independentes tecnologicamente, para o desespero das empresas ocidentais que estão perdendo grandes clientes chineses que rendiam bilhões de dólares em vendas

                                                      • Na minha opinião são aliados com um propósito único de enriquecer a China tudo em segredo. O E.U.A já n é mais a nação q representa o sonho comercial e de liberdade do governantes americanos. Eles querem o sonho e o poder socialista chinês. Só os cidadãos comuns n sabem disso. O sonho da maioria dos governantes mundiais é ser totalitarista e a China ensina isso muito bem

                                                    Android

                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                    Android

                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                    Windows

                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                    Economia e mercado

                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista