LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA querem bloquear o uso de chips produzidos por empresas chinesas

07 de dezembro de 2022 17

Senadores dos Estados Unidos apresentaram uma nova proposta de lei que busca bloquear o uso de chips produzidos por fabricantes chinesas. A medida está sendo pensada como mais uma forma de sufocar a crescente indústria de semicondutores da China.

Na versão final do texto divulgado pela Reuters, o governo dos EUA deve impedir que agências federais e seus contratados utilizem dispositivos eletrônicos que tenham chips montados pela SMIC.

Além disso, smartphones, tablets ou computadores que possuem módulos de memória da YMTC e CXMT também devem ser descartados. A lei ainda não foi votada pelo Congresso dos EUA, mas ela deve passar facilmente na câmara, uma vez que há maioria republicana.

Imagem/reprodução: Congresso dos EUA. Nova medida enfrenta resistência da própria indústria de eletrônicos dos Estados Unidos.

Apesar de ser mais uma arma dos EUA contra a China, analistas acreditam que a medida é praticamente impossível de ser executada. Isso porque os chips produzidos pela SMIC estão presentes até mesmo em carros e é difícil identificá-los.

Muitas fabricantes acabam estampando seu próprio nome em chips produzidos por empresas chinesas, uma vez que muitos deles são genéricos.

Comentando o assunto, um grupo empresarial que representa diversas fabricantes dos EUA protestou contra a aprovação do texto. Isso porque o descarte desses dispositivos será uma "tarefa monumental" .

Por outro lado, os defensores do projeto afirmam que o prazo de implementação da medida é de cinco anos. Ou seja, há um período considerável para adaptação.

Por enquanto, ainda não há previsão para votação da medida no plenário do Senado.


17

Comentários

EUA querem bloquear o uso de chips produzidos por empresas chinesas
  • Charisse do Caraí isso ai

      • Querendo acabar com a concorrência a base de bloqueios? Que ridículo.
        Todo mundo tá errado nessa história, tanto a China como os EUA, mas as principais vítimas dessa nova guerra fria desses dois governos com complexo de superioridade somos nós, consumidores.
        Não seria mais fácil os 2 lados olharem pra população e parar com essa briga de poder e benefício próprio? Tipo, pelo menos parar com isso pra deixar a gente em paz? principalmente os países emergentes como a própria China, a América Latina como um todo, e outros países em desenvolvimento?

        • Você observa, observa e vai chegando a conclusão que a grande Águia, a que posa de santa, humanitária, defensora da liberdade e bla bla bla, não passa de mais uma víbora, que pode ser, no fundo, igual ao grande Dragão, ou pior que ele.
          Cutucam, caluniam, inventam, criam pânico moral, pra depois de fazerem de vítima perseguida e criarem guerras por motivos que não existiam.
          Trouxa e burro quem apoia fervorosamente um lado ou outro, nessa nojeira toda.
          A gente tem que ppr na cabeça que nisso tudo só nós (classes que eles julgam abaixo. O Povo) é que saímos perdendo.
          Isso serve pra religiões, defesa cega e burra de politiqueiros e etc.

          • Engraçado, em vez de superar a China, eles ficam se metendo no setor privado, lembrando que os americanos que inventaram o tal liberalismo, e agora não aguenta a concorrência, e a indústria compra da China pois é muito mais barato, imagina ter que comprar de uma fabricante americana ou mesmo europeia, os custos vão aumentar, o fato é que os especialistas estão certo, a China se tornará a maior economia do mundo e os Estados Unidos não quer perder este posto, eles amam mandar em outros países, ditar regras e perdendo este posto, não poderão fazer nada.

              • Os EUA deveriam superar a China através de inovações tecnológicas e não tentando sufocar sua concorrente com bloqueios. Se a indústria chinesa for forçada a reduzir seus investimentos em desenvolvimento seriam várias fabricantes a menos no futuro, isso causaria menos oferta e maior preço. Pelo menos aquele papo furado de espionagem já está sendo abandonado, seria uma piada afirmar que americanos estariam sendo espionados por memória ram, SSDs e pen drives.

                  • Pois é... Eles que nos espionam na cara dura.
                    Google fotos.. Google mapas.. Google earth.. tudo isso sabe mais de nós que o governo.

                      • Ja superou, mas não adianta. A China rouba tecnologias e processos de fabricação, é um parasita.

                          • Perdeu, mane. O Choro é Livre.

                              • China rouba tecnologias e processos de fabricação, poderia nos trazer estudos sobre isso, ou você é daqueles que criam teorias malucas? A China fez o que é certo, se uma fabricante estrangeira quiser entrar em seus país, ela teria que se associar a uma fabricante local e ter compartilhamento de tecnologia, não vejo isso errado, ela esta certa, o Brasil poderia ter feito isso ah muito tempo, assim nossa industria nacional poderia ter crescido também.

                                  • Oi , indústria brasileira não e legal na visão estadunidense, pois seus serviços e produtos já dominam a maioria dos nichos de mercado brasileiro, não seria legal eles perderem o 4 maior mercado deles.

                                    • Queria que o Brasil fosse uma China assim. Nem pra isso temos capacidade ..

                                        • Capacidade tem, só que existem alguns fatores que impedem, vou citar dois: Um país imperialista que diz "livre mercado para vocês trouxas e protecionismo para mim", que impede o Brasil de crescer em mercados que eles já dominam e políticos corruptos que são facilmente comprados. A China só superou os EUA porque eles são um povo não imediatista e são bem disciplinados, para superar um oponente que joga fora das regras, tem que ser assim. Os EUA só estão com medo de perder sua posição, eles usam todo um sistema para pressionar países a fazerem o que eles querem, mas cada vez mais essa influência vai diminuir.

                                      • Os dois tem que se f0der

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Economia e mercado

                                          Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

                                          Asus

                                          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços