
Segurança 05 Dez
Senadores dos Estados Unidos apresentaram uma nova proposta de lei que busca bloquear o uso de chips produzidos por fabricantes chinesas. A medida está sendo pensada como mais uma forma de sufocar a crescente indústria de semicondutores da China.
Na versão final do texto divulgado pela Reuters, o governo dos EUA deve impedir que agências federais e seus contratados utilizem dispositivos eletrônicos que tenham chips montados pela SMIC.
Além disso, smartphones, tablets ou computadores que possuem módulos de memória da YMTC e CXMT também devem ser descartados. A lei ainda não foi votada pelo Congresso dos EUA, mas ela deve passar facilmente na câmara, uma vez que há maioria republicana.
Apesar de ser mais uma arma dos EUA contra a China, analistas acreditam que a medida é praticamente impossível de ser executada. Isso porque os chips produzidos pela SMIC estão presentes até mesmo em carros e é difícil identificá-los.
Muitas fabricantes acabam estampando seu próprio nome em chips produzidos por empresas chinesas, uma vez que muitos deles são genéricos.
Comentando o assunto, um grupo empresarial que representa diversas fabricantes dos EUA protestou contra a aprovação do texto. Isso porque o descarte desses dispositivos será uma "tarefa monumental" .
Por outro lado, os defensores do projeto afirmam que o prazo de implementação da medida é de cinco anos. Ou seja, há um período considerável para adaptação.
Por enquanto, ainda não há previsão para votação da medida no plenário do Senado.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários