LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Empresa de máquinas de chips questiona “hipocrisia” dos EUA no bloqueio contra a China

16 de dezembro de 2022 36

Atualização (16/12/22) - JB

A empresa responsável por produzir máquinas de semicondutores ASML resolveu questionar as restrições que os Estados Unidos estão impondo na venda de equipamentos para a China. A informação foi confirmada pelo jornal holandês NRC Handelsblad.

Para Peter Wennink, CEO da ASML, a pressão dos EUA e do governo dos Países Baixos fez a empresa deixar de exportar máquinas avançadas para a China desde 2019. Contudo, para a sua surpresa, empresas estadunidenses continuaram vendendo esses equipamentos aos chineses.

Talvez eles pensem que devemos fazer algum esforço de negociação, mas a ASML já se sacrificou.

O executivo também está insatisfeito com o fato de fabricantes de chips dos EUA poderem vender seus processadores mais avançados para a China, enquanto a ASML tem que seguir as regras de controle de exportação.

É de conhecimento comum que a tecnologia de chips para aplicações puramente militares tem normalmente de dez a 15 anos de idade [são velhos]. Essa tecnologia continua sendo fornecida à China.

Por enquanto, o governo dos Estados Unidos não se manifestou sobre o assunto. Já a China abriu uma reclamação formal na Organização Mundial do Comércio para contestar as medidas do governo Biden.

Imagem/reprodução: ASML.

Texto original (12/12/22)

EUA devem bloquear venda de máquinas de chips para a China em novo acordo

Os Países Baixos devem ceder à pressão dos Estados Unidos e começar a bloquear o envio de novas máquinas de produção de chips para a China. De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg, a intenção é frear o avanço chinês na produção de semicondutores.

Para isso, o governo dos Países Baixos deve impedir que a ASML - maior produtora global de máquinas de chips - exporte qualquer equipamento capaz de produzir chips de 14 nanômetros ou mais avançados.

Assim como acontece com outras empresas, os EUA querem bloquear a exportação de tecnologia desenvolvida no país. Como a maioria das máquinas da ASML tem patentes nos EUA, a empresa precisa seguir a orientação de Washington.

Imagem/reprodução: ASML.

Os Estados Unidos ainda tem "conversado" com Japão e Coreia do Sul para que os países também evitem a venda de equipamentos para a China. Fontes afirmam que o governo estadunidense promete até mesmo retaliação a quem não se adequar ao que é exigido.

Apesar dos relatos de pressão por parte das autoridades americanas, muitos desses países citados também se preocupam com o avanço chinês no mercado de semicondutores. Por isso, fontes afirmam que os acordos estão acontecendo sem muitas dificuldades.

Caso tudo dê certo, o bloqueio total da venda de equipamentos deve começar a vigorar em janeiro de 2023. No entanto, as partes envolvidas não quiseram comentar o assunto.

Veja mais


36

Comentários

Empresa de máquinas de chips questiona “hipocrisia” dos EUA no bloqueio contra a China
  • KKKK idolatram a China, mas na hora imigrar ilegalmente vão é para os States KKKKKKKk

      • A única coisa que os chineses não conseguiram piratear foi essa máquina. Até os moderníssimos jatos F35 eles conseguiram piratear.

        • Um indiano de uma grande empresa em sp ..do ramo insumos semicondutores disse que o embargo que EUA fez a Huawei... Atrasou o mundo da tecnologia em 10 anos...a Huawei tem patentes que faria o vale do silício americano virar uma Detroit %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02 nunca é pelo povo é sempre pelo poder.. EUA e China.. Como qualquer super potência sacrifica o povo pelo poder...

            • A grande diferença é que a china controla mais o país dele do que no resto do mundo e já os estados unidos controla igualmente os países do globo.

                • Agora empresas europeias estão percebendo o mal que os Estados Unidos é, igual a guerra na Ucrânia, onde eles meteram a Europa nesta, e exigiu dos europeus que fizessem sanções contra o petróleo da Rússia, lembrando que a Rússia vende gás muito, mas muito mais barato, e agora eles os europeus estão sendo forçados a comprar gás dos Estados Unidos, que é muito, mas muito mais caro, os Estados Unidos sempre foram isso ai, sempre usam certos argumentos, mas por trás é para beneficiar apenas eles, acordem europeus, acordem.

                    • Tanto filhote de Chinês pagando pau como se a China fosse Lula.

                        • Tá vendo como são? Os EUA estão querendo mandar no mundo.

                          • KKK morro de ri com os BR pagando pau para os China, parece que são todos descendentes de lá KKK

                            • Os EUA estão dando um tiro no pé. Praticamente tudo de tecnologia hj vem da China! Com esses embargos eles podem até atrasar um pouco o processo de desenvolvimento chinês, mas isso não vai durar para sempre! Os EUA não tem poder para produzir tanto e tão barato quanto a China, e quem paga para produzir na China não vai pagar mais caro pra produzir nos EUA.

                                • A TSMC tá abrindo fábrica no Texas em 2026. E seu presidente já sentenciou que a globalização acabou. Tem um outro movimento no ar...

                                    • Exatamente meu amigo. E te digo mais, a intenção desse Biden e justamente decair o dólar ele nunca quis o bem pra o próprio país dele. Parece que é afiliado ao PT.

                                      • O que estamos vendo, é os Estados Unidos tentando frear o desenvolvimento Chinês usando todos os meios possíveis. Uma guerra necessariamente é travada no campo militar.

                                        • Dizem que os chineses são perigosos, estamos vendo que são de fatos perigosos, como a China esta se tornando a maior economia do mundo, os Estados Unidos não quer perder este posto, lembrando que o liberalismo é algo americano, criado por eles para poderem sugar riquezas de outros países, pois sua indústria era a mais forte muitos anos atrás, e iam para outros países, hoje a indústria de outros países são mais fortes que a deles. Só que certo insumos para fabricação de chips são retirados em especial da Rússia, sem tais insumos, não tem como fabricar chips por exemplo, quem tem a perder são os Estados Unidos e isso pode abalar o comércio mundial.

                                            • Gente, esta atitude dos americanos é perigoso para eles mesmo, muitas empresas americanas dependem do mercado chinês, tem muitas empresas americanas que faturam bilhões em território chinês, montadoras americanas mesmo depende muito das vendas no mercado chinês, o mercado de carros chineses vendem mais de 20 milhões de carros por ano. Muito mais que o mercado americano. Estados Unidos vai dar é um tiro no pé, pois os chineses vão se aproximar dos Russos mais e mais, e com outros países os quais não gostam dos Estados Unidos, e outra, a China detém parte da dívida pública dos Estados Unidos, se eles resolverem cobrarem, os Estados Unidos não terão como pagar e isso pode destruir a economia mundial.

                                            • Achei que o Biden ia negociar com eles e não piorar a situação, creio que isso vai inflar ainda mais as tensões entre Taiwan e China

                                                • Só estão forçando a A China a criar e desenvolver suas próprias empresas de modelagem e fabricação de processadores.

                                                    • Tirania absurda dos Estados Unidos

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                      Android

                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                      Windows

                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                      Economia e mercado

                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista