Curiosidade 06 Dez
A Microsoft confirmou na última sexta-feira (09) que o navegador Edge deixará de ser suportado em versões mais antigas do Windows. Em publicação no blog oficial, a empresa afirma que o software deixará de receber atualizações em versões lançadas antes do Windows 10 em 12 de janeiro de 2023 com o lançamento da versão 109.
Isso significa que, a partir da próxima atualização do Edge, usuários de seis gerações do sistema operacional deixarão de receber novos recursos e correções de segurança, portanto, a navegação na web deixará de ser prática e segura nas mencionadas versões do Windows. Confira as edições que chegarão ao fim do suporte:
- Windows 7
- Windows 8
- Windows 8.1
- Windows Server 2008 R2
- Windows Server 2012
- Windows Server 2012 R2
O anúncio é dado às margens do fim do suporte oficial ao Windows 8.1 e suporte estendido ao Windows 7, tais que deixarão de receber atualizações em 10 de janeiro de 2023. A Microsoft afirma também que o WebView2, kit de desenvolvimento para aplicativos com integração à web, deixará de ser suportado nessas edições do Windows a partir da versão 1.0.1519.0.
Paralelo a isso, a Mozilla está considerando estender o suporte do Firefox no Windows 7 e 8.1. O navegador ainda possui uma grande base de usuários nas versões mais antigas do Windows, e manter o software atualizado com novos recursos e melhorias de segurança e privacidade seria uma forma de apoiar os que não atualizaram para o Windows 10 e 11.
A empresa insiste que usuários atualizem para a versão mais recente do Windows, mas a instabilidade de alguns recursos faz com que a maioria ainda execute o Windows 10; alguns optam até mesmo pelo Windows 7, apesar de ter suporte encerrado em 2020.
Aproveitando o anúncio do fim da vida do Edge nas versões antigas do Windows, a Microsoft revelou que o Authenticator deixará de ser suportado no Apple Watch.
“Na próxima versão do Authenticator em janeiro de 2023 para iOS, não haverá nenhum aplicativo complementar para watchOS devido a ele ser incompatível com os recursos de segurança do Authenticator”, explica a Microsoft.
A big tech está preparando melhorias na experiência de navegação para o Edge no Windows, Mac e Linux. O intuito é manter o browser entre os mais populares do mercado — atualmente, o software conta com mais usuários em desktops que o Safari da Apple.
Comentários