LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China não pode mais comprar chips avançados ARM após bloqueio do Reino Unido

14 de dezembro de 2022 45

A Alibaba e outras empresas chinesas não podem mais comprar alguns dos projetos de chips mais avançados depois que a ARM bloqueou o envio de tecnologia ao país. Em sua justificativa, a empresa britânica diz que o Reino Unido e os Estados Unidos não aprovariam as licenças de exportação.

De acordo com pessoas ouvidas pelo Financial Times, essa é a primeira vez conhecida que a ARM decidiu não vender seus projetos mais avançados para a China.

Assim, a empresa britânica não pode exportar a sua mais recente arquitetura Neoverse V para empresas chinesas, uma vez que o desempenho é "considerado muito alto".

Imagem/reprodução. Bloqueio pode impedir o avanço da Alibaba e outras empresas chinesas.

A ARM também justifica que as Neoverse V1 e V2 possuem elementos desenvolvidos nos Estados Unidos e isso coloca a empresa sob o guarda-chuva de sanções do país.

Com a medida, os chineses só podem usar a arquitetura inferior Neoverse N2 em seus projetos de chips.

Por enquanto, a ARM e a Alibaba não comentaram o assunto, mas esse é mais um desafio importante para a indústria de semicondutores da China.

A Alibaba queria usar a arquitetura Neoverse V1 para desenvolver chips para sistemas de armazenamento em nuvem. Isso porque a Amazon Web Services - sua maior concorrente - também está trabalhando em projetos semelhantes nos EUA.

Cabe lembrar que os Estados Unidos também pretendem adicionar a YMTC e outras 35 empresas a sua "lista negra" do comércio e impedir que fabricantes chinesas comprem máquinas para produzir chips.


45

Comentários

China não pode mais comprar chips avançados ARM após bloqueio do Reino Unido
  • E ainda vão fazer melhor.

      • Tá vendo o que dá importar tecnologia estrangeira?
        É burrice apostar numa estratégia de tornar o país um exportador de commodities e comprar produtos de alto valor agregado de fora.
        Agora me explica... Se a China tá proibida de comprar tecnologias de ponta ou de fabricalas, como é que o mundo todo ainda depende dela para a produtos industrializados?
        Eu acho que a China deveria desenvolver as próprias arquiteturas em vez de esperar boa fé dos americanos. O mundo todo já depende da China. Quero ver quando ela não precisar mais dos EUA.

          • Na verdade o EUA estão finalizando o projeto de transformar a China em uma potência Global, pois os chineses estão investindo mais de 100 bilhões de dólares no desenvolvimento de Chips avançados. Agora é questão de tempo para eles dominarem essa tecnologia.

              • Isso só vai acelerar os investimentos da China em desenvolvimento de produtos de ponta para não ficar na mão dos outros, pode esperar que eles conseguem, o governo chinês já anunciou um investimento de bilhões de dólares nisso

                • Hoje é China e Rússia, amanhã pode ser o Brasil. Por isso é importante a indústria nacional, nós hoje temos pouco e quase nada no domínio em semicondutores. É preciso um governo que invista pesado nessa área. Eu sou morador de Brasília e anos a cidade tem um projeto chamado 'CIDADE DIGITAL.', até hoje não sai do papel a mais de uma década. Independente do modelo político, temos que nos preparar para a grande guerra no futuro.

                    • Isso é impossível. Teria q haver toda uma reestruturação no Brasil. Remover políticos corruptos do jogo, desfazer o senado, câmara e stf. Recriar o Pais do zero com uma visão ampla de desenvolvimento nacional. Qualquer coisa q n for isso q falei é mero sonho e ilusão. Brasil n vai avançar nunca se esses problemas q citei n forem resolvidos.

                    • Eu quero simplesmente que a china quebre não só pelo fato de ser comunista que já seria motivo suficiente, mas pelo desrespeito por direitos humanos, pela pirataria, pela espionagem industrial e suas ações hostil contra Taiwan.

                        • Se tu tivesse estudado história, iria saber que Taiwan sempre pertenceu a China, e que foi os americanos se intrometendo na política de outros países é que fizeram o país se separar de sua ilha. Queria ver se os EUA iria liberar o Texas para ser um país independente(diga-se de passagem que esse território foi roubado do México). Brasileiro acha que os americanos são os santos do mundo. Deixem de ser inocentes.

                            • Se for por isso, os europeus tevem muito ao. mundo!

                                • Assim como o Riantx diz .... É verdade... Os EUA são desprezíveis como muitos outros países que só pensam somente neles e sua soberania. Até mesmo na vacina contra a COVID 19 eles compraram todos os insumos com contratos de serem os primeiros a serem vacinados e o Ex- Presidente Donald trump aguentou que 1° lugar vêm os EUA e depois os outros... É uma nação que espiona e manipula ações no mercado e dita regras ao seu favor na economia global. E a China está conseguindo os poucos superar essa hegemonia dos EUA desde pós 2° guerra mundial. Assim como todos querem ficar rico e poderoso e tem medo de perde essa mordomia pode fazer manutenções e estratégias para destruí seus concorrentes. O errado nesta história é os EUA por fazer trapaças, espionagem e fazer sanções econômica para reduzir a economia da china, em vez diz eles deveriam está tentando vencer na economia com preços e novas técnicas e gerar novos empregos... Mas é mais fácil destruir seu concorrente do que supera-lo na economia dignamente. Isso é golpe baixo e imoral. Fala-se de escravidão na china mas nós EUA temos e até muito trabalhadores estradeiros ( imigrantes) que são usados para trabalhar horas e horas com o mínimo de dignidade, é só vê mesmo os brasileiros trabalhando e ganhando pouco comparado outros trabalhadores nativos, imagina outras nações menos favorecidos ...

                                    • A China é comunista mas não tenta impor isso prós outros países, já us estados unidos iporam um capitalismo selvagem e destrutivo a todo mundo só para se beneficiarem, impor a regra que eles tem domínio é muito e fácil, mas cruel

                                      • Então o estados unidos também, sempre manipulando o mercado global e acabando com a economia de países em grande desenvolvimento no geral além de espionagem e não apenas na china.

                                        • Correto, pois a China não respeita patentes. O.novo caça furtivo chinês que usa eletrônica altamente sofisticada, foi totalmente construído baseado em roubos de segredos industriais americanos, e isso ocorreu em diversas outras areas e empresas. E tem uma questão muito séria; se a China invade Taiwan, o que pode acontecer inclusive a curto prazo, vai se apoderar das mais avançadas instalacões para produção de de chips, cujas maquinas litograficas são produzidas na Holanda. Não por outro motivo, a TSMC de Taiwan, está investindo 40 bilhões de dólares nos EUA. A bem da verdade, em que pese a China se destacar na produção de componentes eletrônicos genericos, ainda está atrasada na produção de microprocessadores e componentes dedicados mais sofisticados, cuja produção está em outros países, como EUA, Taiwan, Coreia, Japão e mesmo na Europa.

                                            • Não sabia que a ASML fica na Holanda. Achei que era alemã.
                                              E caso não saiba, Taiwan é da China. Assim como os americanos tentaram roubar a Coreia do Sul, ocidentalizando-a, assim como os britânicos fizeram com Hong Kong depois das Grandes Guerras do Ópio.
                                              Não é engraçado que supostamente o EUV, uma tecnologia americana, tenha APENAS UMA EMPRESA NO MUNDO que litografe com ela?
                                              Sem contar o seguinte. Já faz mais de 28 anos que essa tecnologia foi criada. Não estaria mais protegida por patentes.
                                              Apenas os americanos que não querem permitir a China usar pq isso significa perder todo o resto de tecnologia para ela.

                                            • Acho que o reino unido nao precisava entrar nessa, a ARM é pra ser acessivel a qualquer empresa que queira adquirir a licença, isso é um risco pra ela pois assusta outras naçoes que começam a pensar em alternativas livres como o RISC-V

                                                • São os males dos estados, um tentando derrubar o outro, mas o capitalismo vai prosperar.

                                                    • padronização do RISC V na china logo logo

                                                        • Estão cavando a própria cova praticamente
                                                          F Estados Unidos

                                                            • estão exagerando

                                                                • Parabéns aos envolvidos.
                                                                  Porém tem o lado ruim, a china vai investir pesado nesse ramo e logo vai assumir a ponto.

                                                                    • Finalmente

                                                                      • Definitivamente todos os países ocidentais irão de arrepender dessas decisões. Vao atrasar a China em uma década em algumas tecnologia, mas uma vez que eles criarem as próprias tecnologias... Hahahah

                                                                        • Só estão colocando mais incentivos a China para pesquisar mais sobre fabricação de processadores.

                                                                            • A coisa mais curiosa é que eles provavelmente vão poder produzir tais chips, mas não usar...

                                                                              • A impressão que tenho é que estão incentivando, cada vez mais, os chineses a criarem suas próprias tecnologias, hardware, software e ficarem totalmente independentes.
                                                                                O tiro no pé tá chegando a galope.

                                                                                  • A China está décadas atrasada, não tem dinheiro que salve. Por isso roubam tecnologias descaradamente.

                                                                                      • Há 40 anos atrás o PIB da China era metade do Brasil, passados todos esses anos o PIB chinês é 10 vezes maior que o do Brasil. Questão de tempo e muito pouco tempo para China desenvolver esses Chips. EUA criou o próprio Dragão chinês e vai ser pulverizada por ela nos próximos anos. Basta olhar a história e ver quem desenvolveu a China.

                                                                                          • A China deveria ter feito igual os ocidentais, invadir, escravizar e usurpar.

                                                                                              • Essa lenda que China não tem tecnologia própria já era. A partir dos conhecimentos adquiridos com os roubos tecnológicos no passado eles já estão produzindo conhecimento próprio . Prova disso é o 5 G que a Huawei criou, jatos militares etc... e é por isso que EUA está criando essa guerra fria na área empresarial- comercial. Todos os prognósticos indica que a China será a próxima potência mundial já é a 2* e em algumas décadas será a 1*

                                                                                                  • Os próprios americanos usaram de espionagem para buscar os melhores cientistas alemães para desenvolver seus mísseis balísticos nucleares. Agora vão falar que a China faz espionagem também. Toda a nação poderosa independente de ser democrática ou não usa desses artifícios. Só o Brasil que fica nesse papo de politicamente correto e sempre se dá mal.

                                                                                                      • Algumas décadas não, pelo andar da carruagem e previsões menos de 1 década ela será a maior economia. E essa questão de roubo e espionagens as potências ocidentais já fizeram muito coisas parecidas

                                                                                                        • Estados Unidos meu jovem esta com medo, a China irá se tornar a maior economia do mundo, o que os Estados Unidos esta tentando é frear a China, os Estados Unidos nunca teriam coragem de aplicar sanções econômicas à China pois eles quebrariam o comércio mundial, então tentam atacar em alguns pontos, porém isso incentiva os chineses a criar novas soluções, vejam que hoje eles estão passando os americanos em vários setores por exemplo. E a China detém trilhões de dólares da dívida americana, imagina ela resolver do nada cobrar esta dívida, os Estados Unidos quebra.

                                                                                                            • Não existe "cobrar" dívida pública, os governos emitem títulos que serão pagos no futuro e se um governo decide não pagar (como a Argentina já fez) é o famoso calote e seus títulos ninguém comprará mais, porém cobrar antecipado ninguém pode já que os títulos serão pagos na data correta informada na emissão.

                                                                                                                • Isso os americanos pagarão se tiverem dinheiro até lá...mas com as quebradeiras de bancos americanos e europeus, não sei se não nos surpreenderemos com algum calote de uma nação desenvolvida. Não vai adiantar ficar produzindo mais dólares para sair de uma quebradeira geral.

                                                                                                                  • Exatamente.
                                                                                                                    A China está sendo boazinha com eles.
                                                                                                                    Se eles barrar empresas Americanas como a Apple, eles ficam putos.
                                                                                                                    Só a Apple tem 30% da receita na China.

                                                                                                                  • Décadas atrasadas? Kkkkkk
                                                                                                                    Velho eu acho que esse cara deve ser um mlk de 12 anos.
                                                                                                                    A China hoje já é referência em várias coisas no mundo.
                                                                                                                    Já é um vale do silício.
                                                                                                                    Shenzen mesmo já tem todos escritórios de grandes empresas ocidentais.

                                                                                                                      • Engenharia reversa é muito mais estudada atualmente.
                                                                                                                        Pode ter certeza que logo vão criar novas tecnologias e os demais países vão tentar boicotar sob a justificativa de segurança...
                                                                                                                        Mas a verdade é que se trata mesmo de segurança economica

                                                                                                                      Android

                                                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                      Android

                                                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                      Windows

                                                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                      Economia e mercado

                                                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista