Segurança 13 Dez
Faróis de carros luxuosos estão sendo roubados com cada vez mais frequência no Brasil. A onda já era comum em outros países e além de chegar por aqui, passou a afetar até mesmo famosos, como no caso do ator e empresário Felipe Tito, que já teve um dos faróis de seu Porsche danificados durante a ação do gênero.
Com uma rápida pesquisa na internet, dá para encontrar vários tipos de fotos e vídeos de veículos sem os faróis. Além disso, também dá para achar anúncios vendendo os itens e em alguns casos, dá para se imaginar que a origem é suspeita. Inclusive, recentemente foi publicado o vídeo de um homem flagrado enquanto furtava os faróis de um automóvel.
E isso? Oo pic.twitter.com/aTzk00UwXb
— Evandro de Freitas (@evandrof) January 3, 2023
O UOL Carros obteve a confirmação após consultar uma oficina especializada da Porsche em São Paulo de que os casos de veículos com faróis removidos aumentou bastante. De acordo com os profissionais, o custo da instalação da peça fica por conta da apólice contratada pelo dono do carro.
A razão, por sua vez, pode se dar ao fato dos componentes terem um alto valor. Por exemplo, o preço do farol esquerdo de um Porsche Cayenne V6 2019 é R$ 48 mil. Do mesmo modo, o prejuízo se torna ainda maior se houver dano ao chicote, que custa de R$ 3 mil. Ambos os preços já estão com a mão de obra inclusa.
Os itens são vendidos a esse preço devido aos faróis terem muita tecnologia embarcada para que possam entregar recursos como luz automática e raios laser. Infelizmente, ainda não há como colocar um rastreador ou equipar um AirTag para que seja possível localizar os itens como acontece com os carros em si.
Confira também uma falha de segurança nos veículos da Tesla que permitia o roubo em menos de um minuto.
Comentários