LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Japão e Holanda devem se juntar aos EUA e bloquear venda de máquinas de chips para China

27 de janeiro de 2023 48

Atualização (27/01/23) - JB

Japão e Holanda devem se juntar aos Estados Unidos na imposição de sanções contra o envio de máquinas de chips para a China. A informação foi revelada pela Bloomberg após consultar mais de uma pessoa que conhece o assunto e está envolvida com as negociações.

De acordo com essas fontes, a Casa Branca quer "minar a capacidade de Pequim de construir a sua própria indústria de chips". Com isso, a empresa ASML Holding deve ficar impedida de vender máquinas de litografia ultravioleta para fabricantes chinesas.

Além disso, a Nikon Corp também deve impedir o envio de equipamentos para a China.

Comentando o assunto, o CEO da ASML, Peter Wennink, fez um alerta importante. Para ele, esses constantes bloqueios implementados pelos EUA podem acabar levando a China a desenvolver as suas próprias máquinas de chips.

Como consequência, a ASML e outras companhias do setor podem ganhar concorrentes chinesas no médio prazo, algo que é ruim para os negócios.

Isso levará algum tempo, mas, eventualmente, os chineses chegarão lá.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Texto original (13/01/23)

EUA buscam bloquear venda de máquinas de chips para a China, mas acordo "emperra"

Os Estados Unidos devem começar a executar uma série de medidas que buscam sufocar a capacidade tecnológica da China. Para isso, o país precisará do apoio dos Países Baixos e Japão, mas fontes indicam que a negociação vai ser muito mais difícil que o imaginado.

De acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, os dois países não pretendem impor sanções "imediatas" contra a China. Isso porque as empresas ASML e Tokyo Electron - maiores vendedoras de máquinas para produção de chips - não estão dispostas a perder um mercado tão grande quanto a China.

Recentemente, a ASML chegou a chamar de "hipocrisia" o plano da Casa Branca, uma vez que foi descoberto que algumas empresas estadunidenses continuavam fornecendo equipamentos para os chineses.

Imagem/reprodução.

As próximas reuniões entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o primeiro-ministro da holandês, Mark Rutte, devem acontecer na terça-feira (17).

No entanto, nem mesmo os assessores mais próximos de Biden acreditam que Países Baixos e Japão vão prometer muita coisa.

essas visitas não resultarão em anúncios imediatos e são parte das nossas conversas em andamento sobre essas questões.

Com isso, um acordo ainda está longe de ser oficializado, mesmo com o departamento de comércio dos EUA prometendo resolver tudo "no curto prazo".

Cabe lembrar que, enquanto EUA e aliados continuam discutindo o assunto, fabricantes chinesas de chips podem continuar comprando equipamentos da ASML, por exemplo.

Veja mais


48

Comentários

Japão e Holanda devem se juntar aos EUA e bloquear venda de máquinas de chips para China
  • Notícias de que a holandesa ASML está proibida de vender as máquinas de menos de 5 nm são antigas, desde o embargo do Trump - nesse caso para impedir a engenharia reversa. Essa máquina é o estado da arte na tecnologia humana, mas dá-se como certo que em algum momento a china conseguirá atingi-la. O plano americano é impedir que isso aconteça, mantendo a dependência chinesa em áreas estratégicas.

      • Os caras acham que décadas de hegemonia sumiria assim da noite pro dia. A longo prazo talvez, mas a dependência da China e vice versa, e a temida recessão nos próximos dois três anos, podem mudar muita coisa. Fora que a Índia tem e pode virar um grande atrativo pra concentrar uma grande quantidade de empresas do setor de tecnologia. Falar que a ameaça da China em se tornar primeira economia é o motivo, ok, mas jogar os EUA como um país perdido e sem futuro é teoria da conspiração

          • Estão fazendo de tudo para que a China não se torne a 1a economia do mundo!! %u26A0%uFE0F

              • Quero ver o dia que a China parar de produzir componentes pos EUA, Holanda e Japão. Aí eu quero dar muita risada. EUA já está quebrado assim, imagine sem fornecimento de componentes da China.

                  • huaweo segue afundando !

                      • Logo o Japão que ama um protecionismo

                          • Ó god save america...

                            • A China só consegue fabricar 16nm no máximo, com esse boicote vai ficar muito atrasada dificultando a espionagem e engenharia reversa.

                              • Estados Unidos fortalece muito mais a China que prejudica, pois faz com que eles invistam muito mais dinheiro para terem as próprias máquinas e suas próprias tecnologias, basta eles pegarem as máquinas que já tem, analisar elas e começar a criar a deles, lembrando que muitas matérias primas essenciais para fabricar os chips é extraído da Ásia, Rússia, quero ver quando estes países pararem de vender para eles.

                                • Os EUA teme que a China possa ser a do mundo das economias e vive com esses boicotes, mas fazendo isso só deixa ela mais forte. Pois a própria começa desenvolver as suas tecnologias, mancada.

                                  Huawei era uma grande empresa de qualidade, mas infelizmente após a rasteira nunca mais será a mesma!

                                    • Como já foi dito em matérias passadas, os EUA foram acusados pela ASML de vender tecnologia( concorrentes da ASML) para os chineses.
                                      Tem muita coisa aí em jogo.
                                      A China só não dá um cheque mate nos EUA não por medo, mas porque sabe que existe simbiose! Os chineses são os maiores credores dos EUA!
                                      Os EUA estão forçando os chineses a ficar independente.

                                        • Lucido

                                            • Justamente, a China detém trilhões da dívida pública dos Estados Unidos, a dívida pública dos Estados Unidos é mais de 20 trilhões de dólares, é um país que vive de imprimir mais e mais dinheiro, e lembrando que já é dito por expecialistas que o dólar aos poucos vai perdendo mercado, os outros páises vão começar a deixar o dólar de lado, pois toda vez que tem desavença os americanos usa o fato deles imprimir o dólar e etc, e aplicar sanções.

                                                • Também houve (e haverá) medidas que diminuíram o poder do dólar como moeda internacional. Vide a criação do Euro no bloco europeu. Imagina então se criar uma moeda pro Mercosul (e talvez esticá-la pro BRICS)? Já foi metade do mundo em mercado do dólar. E a tendência é essa. Vamos ver a inflamação dos States cada vez aumentar... Somente uma nova guerra pra eles subirem novamente jundo da indústria bélica.

                                                • Muito bem dito.

                                                  • EUA sempre tremendo para china e impossível parar totalmente a máquina chinesa kkk

                                                      • Acabou pra xiaomi

                                                        • Como será que a China vai roubar tecnologias agora

                                                            • Se a China não passasse pelo que passou no século atrás pelas mãos ocidentais e japonesas , estaria muito bem e não teria que recomeçar do nada! Esses 20 anos fez muita coisa, ao contrário do Brasil que era uma potência, parou no tempo.

                                                                • "Infelizmente", o Brasil não tem bilhão de pessoas para ser extremamente explorado e nem fazemos povos/culturas diferentes trabalharem na escravidão. Não podemos desmatar, escravizar e nem explorar para enriquecer como europa, China e EUA.

                                                                    • Ué?
                                                                      Tá conhecendo o Brasil agora e?
                                                                      Ainda há pessoas com trabalho análogo a escravidão no país inteiro..
                                                                      A amazônia está no momento crítico de devastação..
                                                                      O Brasil tem a maior concentração da América do Sul de pessoas e milhões de desempregados, pois não há empregos que paguem os altos custos das metrópoles brasileiras..
                                                                      Nossa moeda vale 7 vezes menos que o dólar..
                                                                      Somos um dos maiores países mais corruptos do mundo..
                                                                      E temos também uma das maiores concentração de bens do mundo, a maioria do país e pobre.
                                                                      E vc vive aonde?
                                                                      A China e muito mais desenvolvida que o Brasil e não e por causa de população e sim de um governo que realmente e a ditadura, mas segue a risca o capitalismo ocidental tanto em mão de obra quanto economicamente..Ou vc acha que China e a mesma de 20 anos atrás?
                                                                      Vc está muito mas muito fora do contexto..E acho que vc faz isso de forma proposital.

                                                                    • Do jeito de sempre: espionagem industrial (y)

                                                                    • Literalmente uma nova guerra fria!Realmente estamos vendo o nascimento de um mundo multi-polar.

                                                                        • Vcs comentam um assunto que não é facil de entender o real motivo dos Estados Unidos nao deixar os asiáticos desenvolrem tecnologias muito avançadas,CHINA e Rússia %uD83C%uDDF7%uD83C%uDDFA sao potencialmente mais perigosos pro mundo inteiro se forem donos de mais que o resto do mundo,lembre-se do Hitler com poder nas maos aquele povo domina o mundo todo,ai sim iamos ver sangue

                                                                            • Kkkkkkkkkkkkkk esse foi o seu comentário? Desde quando vc nasceu e passou acompanhar notícias... Já viu alguma notícia em que a China participou de alguma guerra, invadiu países, derrubou governos? A última guerra que a Rússia lutou foi na década de 80, queridão. A China não é mais comunista, muito menos a Rússia. Quem tá embarcando na onda socialista e globalista é o ocidente. A dívida externa dos EUA já ultrapassa os 32 trilhões de dólares, já está no limite. Eles estão desesperados, daqui uns anos não vão mais conseguir pagar tantas dividas. A agenda que eles entraram vão consumi-los aos poucos. Países do oriente médio já estão deixando os EUA de lado, muitos outros países já deixaram. A hegemonia acabou, não tem volta. O único problema da China e Rússia é que ainda são um tanto quanto fechadas. Mas admiro a coragem deles de não permitirem que os EUA entrem no país deles e façam eles engolirem o que não querem.

                                                                                • Estados Unidos já matou milhões de pessoas fazendo guerras por ai, Africa, Oriente Médio quem diga né.

                                                                                  • Estados Unidos sempre querendo ser o dono do mundo. Só eles não perceberam que já ficam pra trás há anos.

                                                                                      • Estados Unidos se apropriando de uma tecnologia que nem deles é.

                                                                                        • Mais fácil a China sufocar os EUA!%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

                                                                                            • hipocrisia apenas quando não lhe convem né EUA.

                                                                                              • Salve %uD83D%uDE4B

                                                                                                  Android

                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                  Android

                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                  Windows

                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista