
Economia e mercado 14 Jan
A AMD divulgou há poucos dias que identificou 31 vulnerabilidades que afetam os chipsets Athlon, Ryzen, Threadripper e EPYC, este último voltado para servidores. A empresa informou também que as falhas foram corrigidas e atualizações podem vir.
No primeiro comunicado, a empresa afirmou que identificou e resolveu 28 vulnerabilidades relacionadas aos chips de servidores EPYC. Quatro falhas eram de alta gravidade, quinze são de nível médio e outras nove são de baixo risco.
Das quatro falhas de alto nível, três permitem a execução de código arbitrário com diferentes vetores de ataque, enquanto uma permite que os dados sejam gravados em determinadas regiões relacionadas ao SMM e SEV-ES, levando à perda de integridade.
"Durante uma análise de segurança conjunta com Google, Microsoft e Oracle, foram descobertas vulnerabilidades potenciais no AMD Secure Processor (ASP), AMD System Management Unit (SMU), AMD Secure Encrypted Virtualization (SEV) e outros componentes da plataforma que foram mitigados com pacotes AMD EPYC AGESA PI", disse a empresa.
Já em um segundo boletim, a AMD indicou três vulnerabilidades de nível alto, médio e baixo afetando os processadores Athlon, Ryzen e Threadripper. Os mais recentes processadores Ryzen 7000 (Zen 4) para plataformas AM5 estão excluídos do lote.
"Potenciais vulnerabilidades no AMD Secure Processor (ASP), AMD System Management Unit (SMU) e outros componentes da plataforma foram descobertos e estão sendo mitigados no pacotes de software AGESA PI associados aos processadores AMD Athlon, Ryzen e Threadripper", diz o segundo comunicado.
A empresa indicou no comunicado uma revisão AGESA que mitiga as vulnerabilidades para as diferentes séries de processadores. Esse mecanismo é o código usado pelos fabricantes OEM para criar o BIOS/UEFI instalado nas placas-mãe.
Portanto, é necessário ver no site do fabricante da placa-mãe uma versão de BIOS atualizada para o seu modelo. Se um firmware baseado no novo AGESA ainda não estiver disponível, provavelmente será necessário esperar algumas semanas.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários