LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TikTok: neurocientista explica como a rede social prejudica capacidade de foco do cérebro

25 de janeiro de 2023 5

O TikTok é constante alvo de críticas por questões de segurança dos usuários. Um recente evento que gerou controvérsia é o ‘’desafio do apagão” que teria causado a morte de uma criança de 12 anos. Mesmo em casos de uso apropriados, a rede social que popularizou o sistema de vídeos curtos pode afetar as funções do cérebro.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em neurociências e biólogo, elaborou uma análise sobre como o formato de conteúdo do TikTok pode prejudicar a capacidade de foco e concentração em estudo aprovado pela revista científica Brazilian Journal of Development.

(Imagem: Reprodução)

Conforme explicado pelo especialista, as redes sociais geram “vício de recompensas” no cérebro, tais que causam desequilíbrios hormonais que reduzem a capacidade de foco e podem desencadear doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.

“Atualmente o uso excessivo de redes sociais pautadas pela velocidade, onde conteúdos de curta duração são infinitamente fornecidos com base em gostos e necessidades, identificados via algoritmo, moldam a química cerebral causando uma série um vício na dopamina gerada por essas ‘pílulas de prazer’, causando a fadiga mental”, explica Agrela.

A fadiga mental, portanto, impede que o cérebro tenha o senso de concluir tarefas — como ler um livro inteiro, cozinhar, limpar um quarto, entre outros trabalhos. Isso ocorre porque o cérebro fica “acostumado” a substituir um estímulo por outro mais forte, de maior interesse, assim como desempenha ao assistir vídeos no TikTok.

A dopamina é o agente por trás dessa condição. O neurotransmissor é liberado no cérebro como um sistema de recompensa por atividades prazerosas, tais que ficam banalizadas com o uso das redes sociais. Desta forma, o cérebro se “vicia” na substância, demandando doses cada vez mais altas e interrompendo tarefas quando a liberação é reduzida.

O TikTok não é a única rede social com esse mecanismo problemático e vicioso. O Reels do Instagram e o YouTube Shorts são outras formas de conteúdo que apostam na exibição de vídeos curtos recomendados aos usuários.

(Imagem: Reprodução)

O alerta do doutor segue as preocupações expressadas por vários outros especialistas em torno das redes sociais — não somente pela forma que impacta as funções cerebrais, como também no tipo de conteúdo autodestrutivo que não é filtrado na plataforma.

Como você avalia sua frequência de uso de redes sociais? Comente abaixo.


5

Comentários

TikTok: neurocientista explica como a rede social prejudica capacidade de foco do cérebro
  • Dos mesmos criadores de Huawei espiona o mundo.
    Fica a pergunta. Dentre todas as redes, apps no mesmo estilo do TikTok só ele está causando isso e aquilo nos usuários?
    Façam-me um favor.
    VTNC.

      • Tu não leu a matéria? Ali consta: "O TikTok não é a única rede social com esse mecanismo problemático e vicioso. O Reels do Instagram e o YouTube Shorts são outras formas de conteúdo que apostam na exibição de vídeos curtos recomendados aos usuários."

        Além de mal educado já está afetado pela falta de foco.tsc..tsc...tsc...

          • Então tik Tok é saudável????o que é melhor ler livros ou ficar vendo vídeos idiotas?!

            • como se precisasse de estudo, toda rede social é um meio de emburrecimento das massas, prendendo-as em bolhas isoladas de conteúdo. além de alto lucro á base de "testagem "social para aprimoramento de algoritmos e IA no oferecimento de produtos, com a desculpa de estar oferecendo maior personalização aos usuários, no uso e abuso de seus dados pessoais.

                • Brazilian Journal of Development , sério? kkkkk

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista