LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bloqueio de Ativação: Apple é criticada por revendedor devido a recurso de segurança do MacBook

25 de janeiro de 2023 3

A Apple possui uma política restritiva para a venda de notebooks de segunda mão, e para evitar a comercialização de produtos roubados em lojas varejistas, a big tech desenvolveu o recurso Bloqueio de Ativação para o MacBook, permitindo que os proprietários bloqueiem seus dispositivos remotamente caso sejam extraviados.

Por outro lado, John Bumstead, dono de uma loja de reparos e venda de computadores usados, disse em entrevista ao VICE publicada na terça-feira (24) que essa política faz com que computadores em perfeito estado para serem utilizados por novos donos sirvam apenas para extração de peças, uma vez que é praticamente impossível desviar o bloqueio.

(Imagem: Apple)

O Bloqueio de Ativação do MacBook é um recurso possibilitado pelo Apple T2, um coprocessador que atualmente é integrado ao Apple Silicon, portanto, é impossível removê-lo sem inutilizar toda a placa-mãe do notebook.

Até 2016, antes mesmo da transição da Intel para ARM, a fabricante exigia somente que a unidade de armazenamento fosse substituída, mas esse componente passou a ficar soldado à placa-mãe a partir do ano em questão, inviabilizando a revenda do dispositivo.

Bumstead afirma que a questão vem piorando desde 2020, uma vez que as empresas e instituições de ensino que costumam manter um ciclo de vida de dois a três anos para seus computadores passaram a substituir os notebooks por modelos de última geração, gerando um grande volume de portáteis bloqueados que não podem ser revendidos.

É possível desbloquear o MacBook utilizando as credenciais do dono anterior, mas isso também é uma tarefa complicada, segundo o revendedor.

“Os proprietários anteriores não retornam as ligações, e as grandes corporações que despejam milhares de máquinas acreditam que elas foram destruídas, por isso, é fundamental que tenhamos uma solução que não dependa da aprovação do proprietário anterior”, disse Bumstead, afirmando que o dono original do aparelho nem sempre é o atual.

MacBook Air com M1 (Imagem: TudoCelular.com)

Na prática, qualquer um pode contatar o suporte da Apple para desbloquear um MacBook, desde que apresente o recibo ou nota fiscal da loja ou site onde foi adquirido — como Mercado Livre, por exemplo. A Maçã tentará contato com o dono original do aparelho, e caso ele não se manifeste dentro de 30 dias, a empresa realiza o desbloqueio.

Bumstead, por outro lado, parece querer revender notebooks que foram destinados a reciclagem e adquiridos de forma antiética, uma vez que centros habilitados — que atendem a uma série de padrões para proteger dados armazenados no Mac — são proibidos de transferir os aparelhos, e nestes casos, o Bloqueio de Ativação não pode ser removido.

Até o momento, a Apple não comentou sobre o assunto.

Veja mais!


3

Comentários

Bloqueio de Ativação: Apple é criticada por revendedor devido a recurso de segurança do MacBook
  • Legislação obrigando a reciclagem por instituições que tem ciclo de vida curto de produtos já resolveria.

      • Está mais do que certa, se a instituição que descartou quisesse, teria desbloqueado, pronto.
        Isso se chama desvio.

          • Legal, aí vão milhões de aparelhos virar lixo e ficar entulhado em algum lugar em vez de ser reutilizado. Toma vergonha na sua cara, produção de lixo eletrônico por frescurinha da instituição é filhadaputagem.

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Economia e mercado

            Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

            Asus

            ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços