
Economia e mercado 25 Jan
25 de janeiro de 2023 3
A Apple possui uma política restritiva para a venda de notebooks de segunda mão, e para evitar a comercialização de produtos roubados em lojas varejistas, a big tech desenvolveu o recurso Bloqueio de Ativação para o MacBook, permitindo que os proprietários bloqueiem seus dispositivos remotamente caso sejam extraviados.
Por outro lado, John Bumstead, dono de uma loja de reparos e venda de computadores usados, disse em entrevista ao VICE publicada na terça-feira (24) que essa política faz com que computadores em perfeito estado para serem utilizados por novos donos sirvam apenas para extração de peças, uma vez que é praticamente impossível desviar o bloqueio.
O Bloqueio de Ativação do MacBook é um recurso possibilitado pelo Apple T2, um coprocessador que atualmente é integrado ao Apple Silicon, portanto, é impossível removê-lo sem inutilizar toda a placa-mãe do notebook.
Até 2016, antes mesmo da transição da Intel para ARM, a fabricante exigia somente que a unidade de armazenamento fosse substituída, mas esse componente passou a ficar soldado à placa-mãe a partir do ano em questão, inviabilizando a revenda do dispositivo.
Bumstead afirma que a questão vem piorando desde 2020, uma vez que as empresas e instituições de ensino que costumam manter um ciclo de vida de dois a três anos para seus computadores passaram a substituir os notebooks por modelos de última geração, gerando um grande volume de portáteis bloqueados que não podem ser revendidos.
É possível desbloquear o MacBook utilizando as credenciais do dono anterior, mas isso também é uma tarefa complicada, segundo o revendedor.
“Os proprietários anteriores não retornam as ligações, e as grandes corporações que despejam milhares de máquinas acreditam que elas foram destruídas, por isso, é fundamental que tenhamos uma solução que não dependa da aprovação do proprietário anterior”, disse Bumstead, afirmando que o dono original do aparelho nem sempre é o atual.
Na prática, qualquer um pode contatar o suporte da Apple para desbloquear um MacBook, desde que apresente o recibo ou nota fiscal da loja ou site onde foi adquirido — como Mercado Livre, por exemplo. A Maçã tentará contato com o dono original do aparelho, e caso ele não se manifeste dentro de 30 dias, a empresa realiza o desbloqueio.
Bumstead, por outro lado, parece querer revender notebooks que foram destinados a reciclagem e adquiridos de forma antiética, uma vez que centros habilitados — que atendem a uma série de padrões para proteger dados armazenados no Mac — são proibidos de transferir os aparelhos, e nestes casos, o Bloqueio de Ativação não pode ser removido.
Até o momento, a Apple não comentou sobre o assunto.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários