LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativos que prometem falsas recompensas foram baixados milhões de vezes na Google Play Store

30 de janeiro de 2023 2

Três aplicativos que prometem recompensar hábitos saudáveis estão gerando receita com anúncios e enganando usuários do Android. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Dr. Web e publicada na última sexta-feira (27), os títulos foram baixados milhões de vezes na Play Store, a loja oficial de aplicativos do Google.

A empresa de segurança cibernética explica que os aplicativos se descrevem como rastreadores de saúde e contadores de passos, incentivando usuários a manterem hábitos saudáveis de atividade física ao prometer recompensas em dinheiro por alcançar metas, contudo, é impossível sacar a quantia prometida.

(Imagem: Dr. Web)

Os aplicativos exigem que os usuários acumulem uma quantidade exagerada de metas conquistadas, e mesmo após atenderem aos requisitos, são forçados a assistirem dezenas de anúncios para que possam receber o dinheiro.

Então, ao concluir os requisitos, as vítimas são aconselhadas a visualizarem ainda mais publicidade para “acelerar o processo” do pagamento de recompensas. No fim, embora todas as exigências tenham sido cumpridas, os aplicativos não verificam qualquer dado relacionado ao pagamento fornecido, impossibilitando o saque da quantia prometida.

O Dr. Web listou os seguintes aplicativos como falsos sistemas de recompensas:

  • Lucky Step – Walking Tracker (10 milhões de downloads)
  • WalkingJoy (5 milhões de downloads)
  • Lucky Habit: health tracker (5 milhões de downloads)

Os três aplicativos parecem estar conectados ao mesmo servidor remoto, portanto, é possível que estejam atrelados a um mesmo desenvolvedor. Segundo as análises do Dr. Web, o “Lucky Step” antes permitia converter suas recompensas em cartões-presente, mas que também eram falsos e nunca entregues conforme prometido.

Cabe lembrar que, ao visualizar publicidade em aplicativos e sites, os desenvolvedores recebem uma comissão da plataforma de anúncios — Google Ads, por exemplo. Quanto mais conteúdo assistido, mais receita é gerada pelo desenvolvedor.

(Imagem: Dr. Web)

Também listados para os bilhões de usuários do Android, outros aplicativos com milhares de downloads se disfarçam de jogos e geram receita através de anúncios prometendo recompensar as vítimas, mas nunca cumprindo pagamentos.

Até o momento, a loja de aplicativos não removeu a listagem de nenhum dos títulos maliciosos descritos na reportagem, apesar das centenas de avaliações negativas dos usuários enganados. Em um caso recente, aplicativos que continham malware e anúncios abusivos foram identificados com mais de 1 milhão de downloads na Play Store.


2

Comentários

Aplicativos que prometem falsas recompensas foram baixados milhões de vezes na Google Play Store
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista