LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tiny11! Mod do Windows 11 dribla requisitos e consegue rodar em PC com 2 GB de RAM

03 de fevereiro de 2023 23

Não é difícil burlar os requisitos do Windows 11, como noticiamos há alguns meses, mas para tornar o processo ainda mais fácil, uma popular equipe de desenvolvedores acaba de revelar o “tiny11”, uma versão modificada (não oficial) do sistema operacional que promete dar uma nova vida aos computadores antigos ou dispositivos com hardware fraco.

O pessoal do NTDEV divulgou nesta sexta-feira (03) um vídeo de introdução para o tiny11, explicando que a remoção de ferramentas pouco úteis para os usuários domésticos permitiu “capar” o sistema operacional para rodá-lo com apenas 2 GB de RAM. A instalação do software ocupa 8 GB (contra 20 GB do Windows 11) no armazenamento.

O tiny11 é baseado na versão “22H2” do Windows 11 Pro, mas apesar disso, não exige que o usuário tenha uma conta da Microsoft. Por outro lado, alguns recursos podem depender dessa autenticação para funcionar, como os Widgets.

Segundo os desenvolvedores, o tiny11 “roda muito bem” com as configurações ínfimas de memória. Ainda, é possível reduzir o espaço ocupado no armazenamento ao comprimir arquivos futuramente, mas essa técnica poderia causar instabilidades no sistema.

Apesar dos cortes na plataforma, o NTDEV mostra que todas as principais funções do Windows ainda estão presentes no tiny11, incluindo o Bloco de Notas, Calculadora, Paint e outros programas fundamentais. A Microsoft Store também está disponível e completamente funcional para instalar novos aplicativos.

tiny11 perde o Microsoft Edge, mas loja de aplicativos é mantida (Imagem: NTDEV)

Cabe destacar, por outro lado, que há alguns problemas que podem afetar a experiência geral do usuário. Dado que vários componentes aparentemente desnecessários foram removidos, alguns serviços importantes para a execução de programas podem ter ficado de fora do mod, fazendo com que certos aplicativos tenham problemas ou fiquem inutilizáveis.

A versão modificada ainda requer uma chave de ativação que pode ser obtida somente com a Microsoft. Caso não seja ativado, o sistema não é reconhecido como uma cópia legítima, e o que restou de seus recursos podem ser prejudicados.

Outra questão é a segurança. O tiny11 não é um produto original da Microsoft, e estamos falando de algo que lida com seus dados pessoais — muitas vezes sensíveis — que podem ficar expostos. Como a modificação não é reconhecida pela desenvolvedora oficial, o esquema de atualizações não funciona corretamente e deixa o sistema vulnerável a ataques.

Caso você tenha interesse em testar a façanha mesmo com a ciência de que há riscos à segurança de seus dados, é possível baixar o arquivo ISO do tiny11 através do Archive.org como um arquivo direto ou via BitTorrent.


23

Comentários

Tiny11! Mod do Windows 11 dribla requisitos e consegue rodar em PC com 2 GB de RAM
  • Nem todo mundo tem dinheiro pra tá gastando assim. Eu mesmo tenho um laptop antigo sem defeito algum e tem 2gb de RAM. Pra que vou gastar com outro laptop ou hardware? Melhor esperar ele pifar. Enquanto isso vou usando SO mais leve.

      • Usar ou comprar computador com 2gb de ram é sacanagem, quem são os coitados que ainda usam 2gb?
        Até o celular mais ruinzinho tem 2 gigas mano, não entendo essa tara do pessoal em ficar tentando reviver coisa velha, namoral. Custa pegar mais uns 100 pila e colocar mais 4gb ou comprar usada mesmo? Hauahaua "ain mas maquinas antigas bla bla bla"

          • Baixei o peppermint em um Pc antigo de 1gb de ram, rodou MT bem, até melhor que o windows 7 já vinha instalado nele de fabrica

            • O Tiny7 era f0d@,usei numa vm aqui no celular(sem aceleração) e msm assim rodou bem(só q faz muito tempo,hj em dia eu tô usando os mods do Exagear)

                • O problema do Windows 11 é que precisa de no mínimo 4gb de RAM para rodar os processos em iddle (vazio). Com 8gb de RAM ele organiza ocupando um mínimo de 40% da RAM e mantém isso amarrado o máximo que pode a medida que você vai abrindo novos programas, gerenciando os processos. E faz isso relativamente bem. O que o Tiny provavelmente faz é desabilitar esse gerenciamento e capar todos os processos exceto aqueles que mantém a interface e os aplicativos que o usuário vai abrindo. É legal mas vai fatalmente engasgar a máquina. O win11 é baseado todo num moderno sistema de gerenciamento de memória e SSD que só existe em máquinas mais novas (de 2017 para frente mas nem todas). As tentativas de burlar os requisitos são pueris e até um tanto desrespeitosos com o fato de a empresa estar investindo milhões em desenvolvimento. Se querem algo flexível e que ressuscita qualquer cacareco, use Linux.

                  • Alguém já falou que Rufus já faz todos esses mods com a ISO original da Microsoft ?

                    • Linux é muito melhor para ressuscitar maquinas antigas, usei num notebook antigo que com Windows era uma carroça e com Linux ficou Muito mais rápido e fluido, deu até para jogar alguns jogos.

                        • Jamais deve - se usar o Windows sem atualizações e sem segurança e em pleno 2023! Certamente é muito melhor instalar e usar o ChromeOS ou qualquer outra distro linux leve no Pc antigo e fraco

                          • Vai ter mais marketshare que muitas distros linux leves que tem essa funçao de ressucitar pcs antigos

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Economia e mercado

                            Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

                            Asus

                            ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços