
Windows 02 Fev
03 de fevereiro de 2023 23
Não é difícil burlar os requisitos do Windows 11, como noticiamos há alguns meses, mas para tornar o processo ainda mais fácil, uma popular equipe de desenvolvedores acaba de revelar o “tiny11”, uma versão modificada (não oficial) do sistema operacional que promete dar uma nova vida aos computadores antigos ou dispositivos com hardware fraco.
O pessoal do NTDEV divulgou nesta sexta-feira (03) um vídeo de introdução para o tiny11, explicando que a remoção de ferramentas pouco úteis para os usuários domésticos permitiu “capar” o sistema operacional para rodá-lo com apenas 2 GB de RAM. A instalação do software ocupa 8 GB (contra 20 GB do Windows 11) no armazenamento.
O tiny11 é baseado na versão “22H2” do Windows 11 Pro, mas apesar disso, não exige que o usuário tenha uma conta da Microsoft. Por outro lado, alguns recursos podem depender dessa autenticação para funcionar, como os Widgets.
Segundo os desenvolvedores, o tiny11 “roda muito bem” com as configurações ínfimas de memória. Ainda, é possível reduzir o espaço ocupado no armazenamento ao comprimir arquivos futuramente, mas essa técnica poderia causar instabilidades no sistema.
Apesar dos cortes na plataforma, o NTDEV mostra que todas as principais funções do Windows ainda estão presentes no tiny11, incluindo o Bloco de Notas, Calculadora, Paint e outros programas fundamentais. A Microsoft Store também está disponível e completamente funcional para instalar novos aplicativos.
Cabe destacar, por outro lado, que há alguns problemas que podem afetar a experiência geral do usuário. Dado que vários componentes aparentemente desnecessários foram removidos, alguns serviços importantes para a execução de programas podem ter ficado de fora do mod, fazendo com que certos aplicativos tenham problemas ou fiquem inutilizáveis.
A versão modificada ainda requer uma chave de ativação que pode ser obtida somente com a Microsoft. Caso não seja ativado, o sistema não é reconhecido como uma cópia legítima, e o que restou de seus recursos podem ser prejudicados.
Outra questão é a segurança. O tiny11 não é um produto original da Microsoft, e estamos falando de algo que lida com seus dados pessoais — muitas vezes sensíveis — que podem ficar expostos. Como a modificação não é reconhecida pela desenvolvedora oficial, o esquema de atualizações não funciona corretamente e deixa o sistema vulnerável a ataques.
Caso você tenha interesse em testar a façanha mesmo com a ciência de que há riscos à segurança de seus dados, é possível baixar o arquivo ISO do tiny11 através do Archive.org como um arquivo direto ou via BitTorrent.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários