Segurança 29 Set
Você tem visto seus contatos reclamarem de contas falsas criadas com sua imagem nos últimos dias, ou até mesmo chegou a encontrar esses perfis fakes de conhecidos no Instagram com a promessa de vender conteúdos adultos no OnlyFans ou Privacy? Saiba que este é um novo golpe em andamento na rede social pertencente à Meta.
O Detetive TC recebeu relatos e tem visto contatos da redação se queixarem desse tipo de ocorrência. Por isso, a coluna decidiu averiguar os padrões dos cibercriminosos, como denunciar a conta e se manter protegido na plataforma.
Este golpe consiste em uma “onda” de contas falsas criadas por cibercriminosos, que utilizam nome e imagem de uma pessoa real para atrair os usuários, com a promessa de venda de conteúdo adulto, para tirar dinheiro das vítimas.
Há alguns padrões na prática golpista. As pessoas afetadas são prioritariamente mulheres e com perfil público no Instagram. Os fakes colocam na bio um link malicioso encurtado com referências às plataformas OnlyFans e Privacy, além de ter posts nos Stories para simular que a pessoa real criou uma segunda conta para divulgar a nova forma de trabalho.
Caso real
Um dos casos detectados pelo TudoCelular foi o de uma usuária que soube do caso por meio de contatos de terceiros e alertou seus seguidores nos Stories. Duas pessoas chegaram a chamá-la em sua conta real para pedir o link para a suposta conta no Privacy.
Momentos depois, mais indivíduos passaram a enviar prints dessa conta fake e perguntavam se realmente era ela quem havia criado o perfil para vender conteúdo adulto pelo Instagram.
Com a negativa, veio também a descoberta de que o cibercriminoso havia bloqueado a conta real, a fim de evitar a descoberta espontânea da verdadeira usuária a respeito do uso da sua imagem indevidamente.
A vítima conta que um dos contatos que recebeu foi de uma pessoa que chegou a abrir o link presente na bio. Contudo, direcionava direto para um site Wix. Nos Stories desse segundo perfil, fotos que fingem ser a pessoa falando de conteúdo novo a ser publicado são publicadas, com o intuito de passar veracidade às vítimas.
O principal caminho para acabar com as contas falsas é realizar uma denúncia contra elas, por meio da própria rede social. Para realizar o processo, você deve entrar no perfil fake, tocar no ícone dos três pontinhos no canto superior direito e ir na opção “Denunciar”.
Posteriormente, vá em “O conteúdo é inadequado” e depois em “Denunciar conta”. A seguir, selecione a alternativa “Está fingindo ser outra pessoa”. Sinalize se aquela conta quer se passar por você, por um conhecido, uma empresa ou uma figura pública.
Caso o perfil real seja verificado, é possível indicar qual a conta legítima que este fake quer se passar. É importante ressaltar que as informações de quem faz a denúncia não são compartilhadas com o perfil denunciado.
O Instagram ainda conta com algumas ferramentas disponíveis diretamente na plataforma para proteger os usuários de contatos indesejados. Entre elas, está o bloqueio, o qual impede que o cibercriminoso envie mensagem ou encontre seu perfil. A pessoa bloqueada não será notificada da medida.
Há ainda algumas alternativas a essa ação, por meio do controle de quem pode interagir com você e como é feita essa interação. Esse gerenciamento pode ser feito por meio do menu Configurações > Privacidade.
Na lista de funções, aparece a “Restringir”. Esta limita uma conta para que os comentários feitos por ela nas suas publicações sejam visíveis apenas à própria. Além disso, as mensagens diretas dessa pessoa vão automaticamente para uma caixa de solicitação de mensagem, sem que o remetente saiba que está restrito.
Outro recurso é o “Limites”, o qual oculta automaticamente comentários e solicitações de mensagens diretas de pessoas que não seguem você ou que se tornaram seguidoras há pouco tempo.
O Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria do Instagram para pedir um posicionamento sobre o que tem ocorrido nos últimos dias, bem como a providência da exclusão do perfil falso exemplificado neste texto.
No começo da tarde desta quinta-feira (9), a representação da rede social enviou a este espaço uma nota, na qual reforça o trabalho contra o que classifica em suas políticas – dentro dos Padrões da Comunidade – como “comportamentos inautênticos”.
Ainda reforçou que os usuários devem denunciar as atividades suspeitas e que, quando detectadas as irregularidades, essas contas deverão ser suspensas e removidas. Veja o comunicado na íntegra:
“Para a Meta, é muito importante que as interações no Instagram e no Facebook sejam genuínas e, por isso, trabalhamos arduamente para manter a comunidade livre de comportamentos inautênticos. Dedicamos recursos significativos para combater perfis que promovam este tipo de comportamento em nossas plataformas e, quando detectados, consideramos todas as opções aplicáveis, incluindo a suspensão e remoção das contas. Também encorajamos as pessoas a denunciarem quaisquer contas ou atividades suspeitas no Instagram por meio das nossas ferramentas de denúncia.”
Além do posicionamento enviado à coluna, o Instagram deletou a conta falsa da usuária nesta quinta (9).
E aí, você chegou a ser vítima desse tipo de golpe, seja com conta criada sua ou por acreditar em algum perfil fake no Instagram? Relate o caso para a gente no espaço abaixo.
Comentários