LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resgates em São Paulo: técnicos da Anatel usam sinal de celulares para rastrear pessoas soterradas

22 de fevereiro de 2023 0

O maior volume de chuvas já registrado na história do Brasil causou diversos deslizamentos e estragos nas cidades do norte do estado de São Paulo. Agora os bombeiros estão recebendo uma importante ajuda dos técnicos da Anatel, que utilizam o sinal de celulares para rastrear e resgatar sobreviventes e vítimas desta tragédia.

As buscas estão sendo organizadas pelos técnicos da Anatel em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo após as áreas serem liberadas para vistoria pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais do Governo de São Paulo.

Alfredo de Andrade Filho, fiscal da Anatel, explica como o sinal de celular pode ser útil nas buscas:

Com nosso equipamento é possível receber sinal de celular de pessoas que possam estar soterradas em uma profundidade menor. Onde o sinal apontar mais forte é onde tem um celular ligado buscando operadora, e aí a gente consegue indicar para o pessoal para ver com canil, sentir cheiro ou faro de pessoas que podem estar soterradas.

Desta forma, o equipamento dos técnicos pode ser utilizado para rastrear com precisão de onde o sinal do celular vem, desde que ele esteja ligado. Para facilitar as buscas, a polícia e os bombeiros orientam que os aparelhos fiquem em modo avião no momento das buscas, pois outros aparelhos podem dificultar a localização de pessoas soterradas.

Após localizar um sinal de um aparelho, o trabalho é repassado aos canis, conforme é explicado pelo comandante do Canil da GCM/SP, Roberto Araújo Figueiredo:

Se houver pessoas e corpos, com certeza eles localizarão e apontarão, devido ao faro apurado, 25 vezes mais do que o ser humano.

Além dos técnicos da Anatel, a MCom e a Telebras disponibilizaram antenas de internet via satélite para equipes de resgate se manterem conectadas em São Sebastião, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no norte de São Paulo.

Até o momento, foram registradas 48 mortes pelas chuvas e deslizamentos na região, 47 delas em São Sebastião e uma em Ubatuba, segundo dados da Defesa Civil. Entretanto, os dados ainda são imprecisos, pois Tarcísio de Freitas, governador do estado, havia informado 38 vítimas, enquanto o o tenente-coronel Hengel Ricardo, afirmou que foram 57.


0

Comentários

Resgates em São Paulo: técnicos da Anatel usam sinal de celulares para rastrear pessoas soterradas
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos