LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MWC 2023: MediaTek demonstrará módulo de conexão via satélite para competir com Qualcomm e Apple

24 de fevereiro de 2023 12

A MediaTek confirmou nesta sexta-feira (24) que irá apresentar seu próprio sistema de conectividade via satélite para celulares durante a MWC 2023, prevista para ocorrer a partir de 27 de fevereiro. A tecnologia de comunicação será uma resposta para a estreia de vários produtos similares da Apple, Huawei, Samsung e Qualcomm.

Trata-se de uma plataforma que utilizará o padrão 3GPP Non-Terrestrial Network, portanto, será uma solução muito mais abrangente que a conectividade via satélite disponibilizada pelas rivais, uma vez que o módulo — chamado de “MT6825” — poderá funcionar com qualquer rede que suporta esse protocolo.

(Imagem: Reprodução)

O iPhone 14, por exemplo, somente permite entrar em contato com serviços de emergência nos casos em que a rede celular está fora de alcance. Para isso, o celular utiliza satélites de baixa órbita (LEO) para enviar mensagens limitadas com pedido de socorro e dados de localização aos paramédicos, departamento de polícia, entre outros.

A MediaTek permitirá que os usuários enviem e recebam mensagens de qualquer pessoa com tecnologia bidirecional através de redes não terrestres (NTN). A solução será compatível com o protocolo aberto R17 NTN da 3GPP, e além de satélites LEO, o chip será capaz de se comunicar com satélites que orbitam a distâncias de mais de 37 mil quilômetros.

Projetado em parceria com a Bullitt, o MT6825 é completamente autônomo e pode ser implementado em celulares sem a necessidade de alterar o processador e as configurações de radiofrequência existentes. Apesar de suas capacidades incríveis, o chip terá requisitos de sistema simples e será muito eficiente em energia, segundo a taiwanesa.

A MediaTek reiterou que o Motorola Defy 2 será um dos primeiros celulares do mundo equipado com as capacidades de comunicação via satélite do MT6825. Esse modelo foi anunciado na CES 2023 e, de acordo com a fabricante, ficará disponível ainda no 1º trimestre de 2023. O CAT S75, com Dimensity 930, também será beneficiado pela tecnologia.

(Imagem: Reprodução/MediaTek)

Essa é apenas uma das inovações que a taiwanesa está reservando para a MWC 2023. Ao confirmar sua presença no evento, a empresa revelou que sua apresentação contará com novas plataformas da linha “Dimensity”, além de novidades para o segmento de casa inteligente e aparelhos conectados pelo 5G.


12

Comentários

MWC 2023: MediaTek demonstrará módulo de conexão via satélite para competir com Qualcomm e Apple
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista