LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei e Xiaomi chegam a acordo e encerram disputa por patentes na China

13 de setembro de 2023 5

Atualização (13/09/23) - JB

Em comunicado oficial liberado nesta quarta-feira, a Huawei confirmou que chegou a um acordo com a Xiaomi para encerrar uma disputa por patentes de telecomunicações e câmeras.

Segundo a gigante chinesa, esse acordo também inclui novas patentes para a tecnologia 5G e ele terá validade em todo o mercado global. Com isso, as empresas devem trabalhar conjuntamente para garantir apenas o pagamento de royalties.

Contudo, a Huawei não informou o quanto a Xiaomi pagará por esse licenciamento. Já a Xiaomi, que chegou a recorrer, não comentou o assunto diretamente.

Cabe lembrar que essa disputa começou no mês de março, quando a Huawei abriu um processo formal contra a Xiaomi acusando a concorrente de violar patentes de telecomunicações, câmeras e também do bloqueio de tela.

A chinesa indicou que a sua compatriota usou algumas de suas tecnologias sem pagar o devido licenciamento. Por isso, a Huawei também exigia o pagamento de uma multa.

Com o acordo sendo firmado, a Xiaomi se junta a OPPO, Samsung e Ericsson, uma vez que todas possuem acordos de licenciamento com a Huawei.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Texto original (01/03/23)

Huawei processa Xiaomi por uso indevido de patentes no 4G e em câmeras

A Huawei está processando a Xiaomi por uso ilegal de patentes em seus smartphones com tecnologia 4G. Além disso, a fabricante chinesa ainda acusa a compatriota de também violar suas tecnologias no desenvolvimento de câmeras para smartphones.

Nesta semana, o processo foi aceito pelo Escritório de Propriedade Intelectual da China, sendo que o órgão listou as patentes que supostamente foram violadas pela Xiaomi:

  • Método e dispositivo para enviar sinal de controle
  • Método para alimentar informações ACK/NACK durante a agregação de operadora, estação base e equipamento do usuário
  • Método e dispositivos para a obtenção de imagens panorâmicas
  • Método de tela de bloqueio para dispositivos móveis
Imagem/reprodução: Escritório de Patentes da China.

Comentando o assunto, Yu Chengdong, CEO e diretor executivo da Huawei, disse que algumas fabricantes chinesas estão continuamente copiando a empresa e também usando suas patentes sem o devido licenciamento.

Por isso, a Huawei deve começar a adotar um posicionamento mais agressivo e processar todas as empresas que recorrem ao que ele chama de "práticas ilegais".

Por outro lado, em comunicado divulgado ao público, a Xiaomi disse que todas as patentes listadas pela Huawei "estão na mesa de negociações" para o devido licenciamento. No entanto, ainda não há um prazo para que as empresas entrem em acordo.

Até o momento, o Escritório de Propriedade Intelectual da China não julgou o caso, mas há um incentivo das autoridades para que as empresas negociem a situação antes dos técnicos começarem a analisar a situação.


5

Comentários

Huawei e Xiaomi chegam a acordo e encerram disputa por patentes na China
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista