
Economia e mercado 17 Mar
O governo da Alemanha está planejando banir completamente da sua rede 5G componentes fabricados por empresas como Huawei e ZTE. A informação foi confirmada por mais de uma fonte nesta semana.
De acordo com o texto inicial da nova medida de segurança, a intenção é evitar que empresas "controladas por governo estrangeiros" possam operar equipamentos de telecomunicações em solo alemão.
Um porta-voz do governo do primeiro-ministro Olaf Scholz disse que o Ministério do Interior já está fazendo uma revisão geral dos fornecedores das principais operadoras do país. A ideia é identificar possíveis ameaças e combatê-las.
Apesar da desconfiança recair sobre Huawei e ZTE, o porta-voz nega que o governo alemão esteja desenvolvendo um conjunto de medidas para prejudicar essas empresas em específico.
No entanto, como Berlim tem seguido as constantes diretrizes de Washington, dificilmente as empresas chinesas permanecerão na rede 5G da Alemanha.
A proibição, mesmo que parcial, poderá criar um fardo adicional para as operadoras de telecomunicações. Isso porque o texto prevê a remoção e substituição de equipamentos que estão sendo usados atualmente, sendo que o governo não se compromete a fazer uma compensação para as empresas.
Por enquanto, não há prazo para que o texto do Ministério do Interior chegue ao Parlamento alemão. De toda forma, a Huawei e a ZTE negam que sejam controladas pelo governo chinês.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários