
Curiosidade 09 Mar
14 de março de 2023 2
Conforme serviços online passam a ganhar cada vez mais repercussão e importância na sociedade, novos perigos acabam surgindo e demandam uma atenção maior dos usuários. É o caso dos aplicativos de delivery.
Em contrapartida, ferramentas de segurança são criadas para tentar dar uma proteção maior a quem realiza o pedido, na hora de receber o produto, para evitar qualquer tipo de golpe ou fraude. Um dos exemplos se aplica ao código de verificação, falado ao entregador quando o pedido chega.
Mas qual é a real importância de uma prática como essa e quais são as dicas de segurança para a utilização com maior eficiência desse tipo de recurso? O Detetive TudoCelular aborda o assunto agora.
O código de verificação tem como objetivo gerar maior eficiência na entrega do pedido por meio do entregador. Ele tem sido utilizado pelos principais serviços do setor, como são os casos do Rappi e do iFood, por exemplo.
Na prática, ao realizar o pedido, você recebe um código, o qual deve ser falado ao indivíduo que trará até você a compra, como uma forma de garantir que houve o recebimento correto.
Segundo o Rappi Brasil, “o impacto positivo da medida depende em grande parte de quem efetua os pedidos pelo aplicativo”. Em outras palavras, o usuário precisa entender a razão da existência desse número, bem como a forma certa de uso.
O crescimento no setor de delivery por aplicativo se traduz em números nos últimos anos. Uma pesquisa feita pela consultoria inglesa Kantar descobriu que esse serviço no Brasil subiu de 80% em 2020 para 89% em 2022.
Além disso, conforme mostram os números do Instituto Foodservice Brasil (IFB), existe a expectativa de que o segmento salte algo equivalente a 7,5% neste ano de 2023.
Essa demanda em alta tem como consequência uma incidência maior de ineficiência na entrega dos pedidos. O resultado está na implementação de medidas de segurança alternativas, como é o caso do código de segurança.
Entre as principais dicas de segurança para o uso do código de verificação, uma delas se trata de nunca compartilhar a sequência com outra pessoa, até se certificar de que o pedido foi entregue e conferido no endereço correto. Caso quem falar o código não for o consumidor final, é importante que seja confirmado com essa pessoa se a entrega ocorreu sem qualquer problema.
Vale destacar que a equipe de suporte desses serviços por aplicativo nunca pedirá ao cliente o código. Caso isso aconteça, entre em contato diretamente com outra pessoa da ajuda para informar essa solicitação indevida.
É importante ainda evitar o envio de captura de tela do aplicativo onde o número da verificação possa ser visto, seja para o entregador antes de chegar no destino, ou por outro meio de comunicação – como mensageiros e redes sociais – a terceiros.
Para completar, os serviços explicam que o entregador não precisa do código para chegar ao local de entrega, nem há qualquer exigência de informá-lo no sistema de pagamento. Ou seja, ele apenas deve ser informado no momento em que você – ou outra pessoa autorizada – for receber o pedido.
Você ainda possui alguma dúvida em relação ao código de verificação em pedidos de delivery? Já aconteceu algum problema de segurança com você nesses apps? Relate para a gente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários