LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vacine-se: Butantan alerta de aumento de 78% em óbitos por gripe nos últimos 2 anos

17 de maio de 2023 9

O Instituto Butantan emitiu um alerta para a população sobre a taxa de óbitos por gripe (influenza) nos últimos dois anos. Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes causadas por casos graves da doença aumentou 78% no período, reforçando a importância de se vacinar para fortalecer o sistema imunológico.

A situação é considerada preocupante, pois apenas 30% da população, 20 milhões dos 80 milhões de pessoas do grupo prioritário, se vacinou contra a gripe até o momento mesmo com uma campanha de imunização em andamento no país desde 10 de abril.

Segundo o instituto vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, nem sequer metade da meta estabelecida em 90% do público-alvo foi atingida até o momento, o que indica que a população ainda não está procurando os postos de saúde para se imunizar.

Os estados brasileiros com menor cobertura vacinal contra a gripe são:

  • Acre: 11%
  • Roraima: 15%
  • Rondônia: 17%
  • Rio de Janeiro: 18%

Já os estados com maior índice de vacinação são:

  • Paraíba: 40%
  • Amazonas: 37%
  • Goiás: 35%
  • Ceará: 35%

Gustavo Mendes, diretor de Regulatório, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos do Butantan, diz que a vacina é segura e isso foi atestado por autoridades brasileiras e internacionais. O vírus utilizado na vacina é fragmentado e inativado, ou seja, incapaz de causar a doença.

As vacinas são atualizadas anualmente com cepas de vírus com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a proteção mais eficiente, especialmente para grupos mais vulneráveis à doença, que são: idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e indivíduos com doenças crônicas.

Desta forma, a recomendação é procurar os postos de saúde para tomar a vacina assim que possível, pois a campanha nacional de imunização contra a gripe ocorrerá até 31 de maio e abrange todos os grupos: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Por fim, o Butantan diz que pessoas com doenças febris e Covid-19 devem esperar a melhora para se vacinar. Já aqueles com alergia a ovo, anafilaxia, devem se vacinar apenas com supervisão médica em ambiente adequado para controlar as reações alérgicas.


9

Comentários

Vacine-se: Butantan alerta de aumento de 78% em óbitos por gripe nos últimos 2 anos
  • Quando falo que sites como esse tb deve ser responsabilizado, fala que é liberdade de expressão deixar os comentários... Tudo Celular, olha as fake nos comentários, olha o negacionismo, VOCÊS contribuem com isso, deixando os comentários. Isso não é liberdade de expressão, isso é disseminação de fake, ódio e negacionismo....

      • Na minha cidade liberaram pra qualquer pessoa com mais de 6 meses, já fui tomar a minha

          • Vc passou a sua vida inteira até hj tendo gripes e resfriados seja com tempo frio ou calor e é coisa normal qualquer e toda pessoa pegar e ter e gripes se cura com no máximo uma semana, se passar disso aí pode ser algo mais sério tipo início de pneumonia etc aí sim procurar uma unidade de saúde, voltando, vc passa sua vida até hj sem tomar vacina e porque as mídias e governos passou medo em vc , vcs e na pessoas aí vcs vão tomar , se as mídias e governos disserem que tem tomar vacinas pra o dedão do pé não doer vcs tomam e aí vc calça um sapato ou bate o dedão em algo etc e o dedão vai doer do mesmo jeito, aí vcs dizem ahhh mas se não tivesse tomar a vacina o dedão do pé iria doer mais ainda , kkkkkk

              • A gente passou a vida toda tomando vacinas durante décadas, mais atualmente a internet dá espaço para um bando de malucos que se acham especialistas em vacinas para dizerem que não precisamos nos vacinar, com base no que assistem e lêem de outros malucos pelo mundo que também se acham especialistas, e tais pessoas apenas reconhecen que estão errados já no leito de um hospital em estado grave, e olhe lá

                  • Você lembra quando o placebo injetável da gripe foi utilizado no início dos testes? Creio que não... É só outro passivo generalista que tem medo até de atravessar a rua. Ao invés de se informar, prefere ficar em briguinha virtual pra "refutar negacionistas" porque teu transtorno de ansiedade o mantém na defensiva o tempo todo. O correto é tomar as vacinas que possuem efeito comprovado, não as que agem como remédios existentes.

                      • Luhccas vai se tratar demente

                          • Todas as vacinas aprovadas tem sua eficácia comprovada, como podemos ver as vai nas contra a COVID 19 que salvaram milhões de vidas, e sem elas possivelmente até hoje essa doença tava matando gente aos montes. O negacionismo precisa ser rebatido por que ele mata, já matou milhares que acreditaram nisso.

                      • Agora temos gripe, bom saber.

                        Economia e mercado

                        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos