
Lançamentos 05 Jul
07 de junho de 2023 20
A União Europeia tem considerado implementar uma nova norma onde o bloco proíbe o uso de equipamentos 5G da Huawei e de outras empresas que representem um "risco à segurança".
De acordo com fontes ouvidas pelo Financial Times, a medida é uma resposta de Bruxelas a alguns governos europeus que tem feito "corpo mole" quanto a remoção de equipamentos chineses das suas redes 5G.
Comentando o assunto, o comissário de mercado interno da UE, Thierry Breton, chegou a informar aos ministros de telecomunicações do bloco que apenas um terço dos países tinham proibido o uso de equipamentos da Huawei em áreas críticas.
Em 2020, a UE disse aos seus membros que era preciso excluir ou restringir o uso de fornecedores de alto risco de partes centrais da rede 5G.
Como a orientação de 2020 não foi seguida por grande parte dos países, a União Europeia agora pretende obrigar a mudança, algo que pode afetar países com pouca capacidade financeira e até mesmo a poderosa Alemanha.
O governo alemão tem considerado banir certos equipamentos 5G de fabricantes chinesas como Huawei e ZTE, mas Berlim tem esbarrado na resistência das operadoras devido ao alto custo da operação.
Até o momento, a União Europeia não comentou o assunto. Já a Huawei também permanece em silêncio. De toda forma, o endurecimento das regras da UE podem provocar novos debates acalorados dentro do bloco, uma vez que a remoção de equipamentos 5G tem enfrentado problemas até mesmo nos Estados Unidos.
No principal país responsável pelas sanções contra a chinesa muitas operadoras não conseguiram remover os equipamentos por falta de compensação do governo federal.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários