LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

União Europeia considera banir a Huawei da rede 5G de todos os países do bloco

07 de junho de 2023 20

A União Europeia tem considerado implementar uma nova norma onde o bloco proíbe o uso de equipamentos 5G da Huawei e de outras empresas que representem um "risco à segurança".

De acordo com fontes ouvidas pelo Financial Times, a medida é uma resposta de Bruxelas a alguns governos europeus que tem feito "corpo mole" quanto a remoção de equipamentos chineses das suas redes 5G.

Comentando o assunto, o comissário de mercado interno da UE, Thierry Breton, chegou a informar aos ministros de telecomunicações do bloco que apenas um terço dos países tinham proibido o uso de equipamentos da Huawei em áreas críticas.

Em 2020, a UE disse aos seus membros que era preciso excluir ou restringir o uso de fornecedores de alto risco de partes centrais da rede 5G.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Como a orientação de 2020 não foi seguida por grande parte dos países, a União Europeia agora pretende obrigar a mudança, algo que pode afetar países com pouca capacidade financeira e até mesmo a poderosa Alemanha.

O governo alemão tem considerado banir certos equipamentos 5G de fabricantes chinesas como Huawei e ZTE, mas Berlim tem esbarrado na resistência das operadoras devido ao alto custo da operação.

Até o momento, a União Europeia não comentou o assunto. Já a Huawei também permanece em silêncio. De toda forma, o endurecimento das regras da UE podem provocar novos debates acalorados dentro do bloco, uma vez que a remoção de equipamentos 5G tem enfrentado problemas até mesmo nos Estados Unidos.

No principal país responsável pelas sanções contra a chinesa muitas operadoras não conseguiram remover os equipamentos por falta de compensação do governo federal.


20

Comentários

União Europeia considera banir a Huawei da rede 5G de todos os países do bloco
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços