Tech 20 Jun
O Ministério da Saúde anunciou, na quinta-feira (22), por meio de uma nota técnica, recomendações para o uso de máscaras como medida de prevenção contra a Covid-19. As novas diretrizes fornecidas pela pasta visam garantir que grupos específicos mantenham os instrumentos de segurança em situações específicas.
Após a flexibilização do uso do equipamento em unidades de saúde, comunicada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde apresenta novas orientações que determinam os casos em que o uso da máscara é recomendado.
De acordo com a nota técnica, os grupos recomendados a utilizar a proteção são:
- Pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19;
- Pessoas que tiveram contato próximo recente com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19;
- Pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) em situações de maior risco de contaminação, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.
Apesar do fim da determinação de emergência sanitária da pandemia de coronavírus, o Ministério da Saúde reitera que as medidas de prevenção e controle para a diminuição da transmissão do coronavírus seguem importantes, principalmente para os indivíduos que apresentam maiores riscos de desenvolver um quadro grave da Covid-19.
Além disso, é ressaltada a importância da vacinação para prevenir os casos de hospitalização pela doença. O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de esforços e intensificação de estratégias para alcançar da meta de 90% de cobertura vacinal na população-alvo do Brasil. A imunização está disponível para toda a população acima de 6 meses.
Em nota relacionada, dados preliminares mostraram resultados positivos para a eficácia da SpiN-Tec, vacina brasileira desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A segunda fase dos testes clínicos com o imunizante deve iniciar no início do segundo semestre de 2023.
Comentários