LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Maioria no Brasil não sabe diferenciar site falso de verdadeiro, diz pesquisa

18 de julho de 2023 13

Quando você está realizando compras, buscando as melhores ofertas, criando contas ou apenas pesquisando e surfando na internet, se preocupa de ter certeza que não está entrando em sites fraudulentos? E se entra em um, sabe identificar? Segundo pesquisa da Kasperksy, a maioria dos brasileiros não. 65% afirmam não conseguir comprovar que um site é verdadeiro. No total, 71% diz não conferir se um site é real antes de entregar seus dados pessoais.

No relatório "Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas", há ainda o dado de que 3 em cada 10 brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de fraude no ano passado, relembrando a importância de educação digital no país. Afinal, os golpes estão cada vez mais refinados ao copiar os domínios originais, aplicando layouts semelhantes e URLs que podem parecer verídicas numa olhada rápida.


Entre os que prestam atenção nos detalhes dos sites, a maioria diz conferir o nome da empresa e o serviço por sites de busca (64%), enquanto outros verificam pela própria URL se o site coincide com o nome da empresa (48%), baixam o app pela loja oficial (44%) ou analisam o conteúdo da página, para buscar indícios de fraude (38%).

Dentre as dicas da empresa para evitar esse tipo de problemas estão: baixar apenas programas de fontes oficiais, checando o desenvolvedor e avaliações, ler as notificações de instalação e quais permissões o app exige; além de checar se há erros de ortografia na URL ou se estão em domínios estranhos, diferentes dos comuns .com.br, .net, .gov etc.

Veja mais!


13

Comentários

Maioria no Brasil não sabe diferenciar site falso de verdadeiro, diz pesquisa
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos