Economia e mercado 02 Ago
A fabricante japonesa de eletrodomésticos Panasonic entrou com sete processos contra Xiaomi e OPPO por violarem suas patentes no desenvolvimento de smartphones.
As ações estão sendo movidas no Tribunal Unificado de Patentes (UPC), sendo que a Panasonic exige que as chinesas parem de usar suas patentes sem a devida autorização.
Além disso, a empresa também pede compensação financeira pelo uso das suas tecnologias em smartphones e outros dispositivos que já foram comercializados pelas chinesas.
Com a abertura dos processos, os casos agora serão julgados pela UPC em Munique, sendo que a maioria das patentes infringidas envolve conexão sem fio e rede 4G.
A OPPO violou cerca de quatro patentes que envolvem a comunicação do smartphone com estações de radiocomunicação. Por outro lado, a Xiaomi e suas subsidiárias vioalaram registros que a Panasonic tem na tecnologia 4G.
Por enquanto, não há previsão para que o caso seja julgado. De toda forma, a Panasonic pode seguir a Nokia e abrir processos em outros países como forma de fazer pressão contra as chinesas.
Para quem não se lembra, a Nokia conseguiu fazer a OPPO deixar de vender smartphones em alguns mercados por conta desses processos.
Na prática, esses processos também atingiram outras empresas do grupo BBK, algo que fez realme e vivo deixarem a Alemanha e alguns outros países europeus.
Comentários