Segurança 17 Ago
O Google detalhou, nesta quinta-feira (17), suas recentes iniciativas voltadas para a segurança de seus usuários. O TudoCelular acompanhou o evento “Mais Seguro com o Google”, realizado em seu escritório em São Paulo, onde a empresa comentou sobre o uso da inteligência artificial na proteção de seus serviços contra malware e phishing.
Além de destacar suas ferramentas de segurança, o Google anunciou o lançamento da Central de Transparência, uma nova plataforma que visa facilitar o acesso às políticas de seus produtos, incluindo os princípios para o uso de IA.
(Imagem: Guilherme Souza/TudoCelular.com)
Com a evolução do tráfego na internet ao longo dos últimos anos, as ameaças cibernéticas se tornaram cada vez mais difíceis de serem combatidas. Esse problema foi agravado com a migração de vários profissionais ao regime de trabalho híbrido, que depende fortemente de uma conexão com a rede mundial para reuniões virtuais e tarefas remotas.
Royal Hansen, vice-presidente global de Engenharia de Privacidade, Proteção e Segurança do Google, cita que os ataques cibernéticos aumentaram quase 40% em todo o mundo em 2022. Para abordar esse problema, a big tech dedicou seus esforços na aplicação de inteligência artificial em seus mecanismos de segurança.
Um exemplo de recurso inteligente que está disponível é a filtragem de spam do Gmail. Segundo a empresa, essa ferramenta bloqueia quase 1.5 bilhão de mensagens indesejadas na caixa de entrada do e-mail diariamente, de modo que 99,9% das tentativas de golpes de phishing e malware sejam acessados pelos usuários.
A Navegação Segura do Chrome é outra função importante que ajuda na proteção contra malware. O recurso executa classificadores de aprendizado de máquina em sete camadas diferentes para identificar páginas nocivas em toda a web e notificar os usuários.
Hansen mencionou a importância dos talentos brasileiros no desenvolvimento de soluções para combater o abuso de vários produtos do Google. “Vamos seguir investindo nos nossos esforços de engenharia locais no Brasil e contar com os talentos e demandas locais para ajudar a resolver problemas de cibersegurança globalmente”, disse.
(Imagem: Guilherme Souza/TudoCelular.com)
Hansen reconhece que a inteligência artificial deve ser utilizada com segurança. “O fato é que a IA tem um potencial imenso, mas para que os avanços na área sejam bem-sucedidos a longo prazo, a indústria precisa de padrões de segurança claros para construir e implantar essa tecnologia de maneira responsável”, disse o executivo.
De acordo com Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, a gigante de tecnologia mantém o compromisso de proteger a segurança e privacidade de todos os seus usuários brasileiros.
Para isso, há uma variedade de ferramentas de nível global que visam evitar os abusos dos recursos da companhia na implementação da IA. É com esse objetivo que o Google introduziu o Secure AI Framework (SAIF), uma estrutura de segurança ajudar a garantir que os sistemas de inteligência artificial sejam desenvolvidos e utilizados de forma segura.
Presidente do Google Brasil anuncia a Central de Transparência (Imagem: Guilherme Souza/TudoCelular.com)
A Central de Transparência é uma plataforma que reúne todas as políticas de produtos para desenvolvedores e diretrizes de comunidades da empresa, além de listar os princípios relacionados à privacidade no uso de inteligência artificial. A interface é simplificada, intuitiva e acessível, expondo dados de segurança à primeira vista.
Ao acessar a plataforma, o usuário pode encontrar listas de serviços da companhia — como o Google Ads, Assistente, Busca, Shopping e YouTube — e denunciar violações de diretrizes. A Central de Transparência pode ser visitada através do endereço transparency.google.
Comentários