Economia e mercado 18 Nov
A Great Wall Motors (GWM) pode estar preparando o anúncio de um novo SUV híbrido para disputar com os próximos lançamentos da Toyota no Brasil. Após trazer seu primeiro carro ao país com a estreia do Haval H6, o grupo poderia introduzir um novo modelo eletrificado para aquecer o segmento no mercado nacional, e uma das apostas é o Haval Jolion.
Já disponível no mercado argentino, o modelo traz uma variedade de recursos premium com preço mais acessível que o Haval H6. Em destaque, o modelo obteve pontuação máxima na classificação da ANCAP (Australasian New Car Assessment Program), um programa que realiza avaliações de desempenho de carros em termos de segurança.
O SUV híbrido obteve 5 estrelas na classificação da ANCAP, isto é, a melhor nota que um veículo pode obter seguindo os protocolos de teste do programa.
A pontuação obtida em “proteção para ocupantes adultos” é de 90%. Em proteção de ocupantes infantis, a avaliação é de 84%. Além disso, sua tecnologia de assistência ao condutor alcançou nota de 92%.
Por padrão, o modelo híbrido é equipado com recursos de segurança que incluem frenagem de emergência automática para carros e pedestres, câmera panorâmica em 360º, manutenção de faixa e sistema de assistência de velocidade. Além disso, há um conjunto de seis de air bags — incluindo uma unidade central que protege motorista e carona em impactos laterais.
Com motor 1.5 de 147 cv e torque máximo de 220 Nm, o veículo conta também com um propulsor elétrico de 40 cv. O sistema deve entregar potência total de 190 cv com eficiência notável de 20 km/l. A carroceria mede 4,47 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos.
Ainda é cedo para deduzir o preço sugerido que seria cobrado pelo Haval Jolion no Brasil, mas vale notar que, no mercado internacional, o modelo custa US$ 48.900. Caso esse valor seja mantido no país, o SUV híbrido não custaria menos que R$ 230 mil, considerando a atual cotação do dólar e desconsiderando impostos.
Comentários