
Segurança 21 Ago
18 de setembro de 2023 7
Apesar do Google oferecer o Play Protect e analisar uma série de aplicativos que entram na Play Store, a Xiaomi também tem a sua ferramenta exclusiva de segurança dentro da interface MIUI.
Contudo, nesta semana o "antivírus" começou a listar aplicativos considerados "comuns" como ameaça de segurança. Esse é o caso do Facebook Lite e também do Snapchat.
Em todos os casos, a recomendação é desinstalar o aplicativo por conta de uma suposta presença de malware.
Veja abaixo a mensagem de alerta que muitos usuários da MIUI tem recebido nos últimos dias.
Um detalhe curioso dos avisos enviados pela segurança da Xiaomi é a descrição de que "várias pessoas" relataram a presença de malware nesses aplicativos. Ou seja, algo um tanto questionável.
Isso porque um grupo de pessoas pode simplesmente fazer campanha para relatar um aplicativo e derrubá-lo dos dispositivos da marca chinesa. Além disso, alguns usuários se questionam se a Xiaomi não faz uma análise manual antes de enviar esse tipo de alerta aos seus usuários.
Por enquanto, a companhia não comenta o assunto. Ainda assim, é preciso lembrar que a empresa derrubou dois aplicativos populares desenvolvidos por seus fãs e isso mostrou que a empresa pode usar a ferramenta de segurança para discriminar desenvolvedores.
Você usa um smartphone Xiaomi? Recebeu esse tipo de aviso? Conte para nós aqui no campo dos comentários.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários