Economia e mercado 19 Set
O piloto de gravação de vídeo da Uber está sendo expandido para novas localidades. A informação vem da própria empresa, que anunciou a novidade nesta terça-feira (10). Dessa forma, o projeto que vem em andamento desde outubro do ano passado poderá ser ativado em mais cidades.
Para quem não sabe do que se trata, esse recurso permite que seja feita a gravação de vídeo por meio do celular do motorista com Android. Nesse sentido, a ideia da iniciativa é promover mais segurança tanto para os condutores dos carros, quanto para os passageiros.
Mariana Esteves é gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber em São Paulo e falou sobre a funcionalidade:
Quando pensamos em entender melhor situações que acontecem dentro do veículo, voltamos sempre ao tema das gravações. Sabemos que a gravação pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar todos a se comportarem da melhor maneira possível, sabendo que estão sendo gravados, e que também ajuda a fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente. Já temos a possibilidade de gravação de áudio no app, a alternativa do motorista cadastrar uma câmera veicular e, desde o ano passado, estamos também explorando a gravação pelo próprio app da Uber
Em geral, a ativação do recurso é opcional e pode ser feita por meio da câmera frontal do celular. Dessa forma, tanto o vídeo quanto o áudio de todas as viagens são gravados. A captura começa quando o carro está perto do ponto de embarque e acaba 20 segundos após o fim da corrida.
Vale dizer que nem o próprio condutor e a Uber podem ter acesso direto aos arquivos gerados, visto que eles são protegidos por criptografia. As gravações são acessadas por meio de uma chave e só quando uma reclamação for aberta é que a empresa pode usar essa chave para ver os vídeos filmados.
Não apenas isso, como as autoridades também podem requisitar o acesso às imagens capturadas. Na nova fase de ampliação do recurso, parceiros que moram em Curitiba (PR), Manaus (AM) e São José dos Campos (SP) poderão usar a função. Outras cidades em que o teste está sendo feito são:
- João Pessoa - PB
- Santos - SP
- Campinas - SP
- Petrópolis - RJ
Ainda sobre a Uber, veja também a ampliação do Reserve em mais cidades brasileiras.
Comentários