Economia e mercado 25 Nov
A Polícia dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre a possibilidade de um novo recurso recém-lançado no iOS 17 colocar a segurança de crianças e adolescentes em risco. O aviso se refere ao NameDrop, recurso que promete facilitar a troca de informações entre donos de iPhones, mas que pode ser um "prato cheio" para golpistas e outros criminosos.
Conforme explica a Apple, a ferramenta possibilita trocar dados de contato como nome, número de telefone, data de nascimento, etc. ao aproximar a parte superior de dois celulares da Maçã. Apesar da praticidade em usar esse "cartão de visita virtual", o recurso pode ser uma ameaça por expor dados sensíveis, principalmente de menores de idade.
A novidade vem habilitada por padrão ao atualizar o smartphone para o iOS 17, mas é possível desativar a troca de informações através das configurações do sistema. Para isso, toque sobre o botão "Ajustes" e siga até "Geral", na sequência clique em "AirDrop" e desabilite a opção "Aproximar dispositivos", que deve estar marcada com uma chave verde.
Mesmo quando o NameDrop está ativado, é preciso que o dono do celular toque sobre "Compartilhar" para que os dados então sejam enviados para o destinatário. Essa camada de segurança, contudo, não é o suficiente para a proteção de crianças e jovens, que podem ser facilmente convencidos a trocarem dados com pessoas mal-intencionadas.
Veja abaixo o recurso em funcionamento:
Na página do Departamento de Polícia de Watertown, em Connecticut, muitos pais e responsáveis relataram desconhecer a função e não saber que ela vem ativada por padrão ao instalar o iOS 17.
Comentários