LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo não vai controlar aparelhos dos brasileiros com o Celular Seguro, afirma ministério

22 de dezembro de 2023 46

O atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou que o governo federal não vai controlar ou espionar os dispositivos dos brasileiros que aderirem à plataforma Celular Seguro, serviço de bloqueio remoto lançado nesta semana.

Em entrevista ao site Tecnoblog, Cappelli classificou essa possibilidade como “terraplanismo e teoria da conspiração”. O secretário-executivo também garantiu a segurança de todo o novo mecanismo, que bloqueia celulares roubados, furtados ou perdidos.


"A nossa consultoria jurídica é feita por servidores da Advocacia Geral da União. Ela foi muito rigorosa na adesão dos bancos. Todas as empresas tiveram que assinar um conjunto de documentos se comprometendo com a LGPD. Saiu a notícia de que o Flávio Bolsonaro elogiou a iniciativa. Eles sabem que é uma boa ideia e que vai funcionar. Na luta política, inventam essas maluquices", afirmou Ricardo Cappelli ao Tecnoblog.

Cappelli também expôs que o serviço já teve a adesão de 480 mil pessoas. Além disso, mais empresas procuraram o Ministério da Justiça, responsável pela plataforma, para participar do projeto. O sistema está rodando sem problemas, garantiu Ricardo.


O projeto Celular Seguro usa o CPF do usuário, o número de celular e o IMEI do smartphone para informar as empresas que houve um registro de furto, roubo ou perda relacionado a um determinado aparelho. Após isso, as companhias tomam as devidas providências.

Ricardo Cappelli citou que a maioria dos bancos tem um tempo entre 10 e 30 minutos para adotar alguma medida. A ideia inicial é bloquear o acesso a todos os aplicativos financeiros e de dados do celular, além do bloqueio do IMEI, impedindo a conexão com uma rede.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça também comentou que a Meta disse não ter condição neste momento de assumir um compromisso com bloqueio ou mesmo suspensão temporária das contas do WhatsApp, Instagram e Facebook.

A posição da Meta decepcionou os responsáveis pelo projeto. Por fim, Cappelli disse que vai buscar convencer as gigantes da tecnologia como Apple, Google e Samsung a participarem diretamente nessa iniciativa. Inicialmente, o foco foi na Febraban e em fintechs.

Veja também


46

Comentários

Governo não vai controlar aparelhos dos brasileiros com o Celular Seguro, afirma ministério
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2