Economia e mercado 26 Dez
A plataforma Celular Seguro, lançada pelo governo federal no dia 19 de dezembro, indicou o bloqueio de 3.896 smartphones que foram roubados, furtados, extraviados ou perdidos pelos seus donos apenas durante a sua primeira semana de existência.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em um relatório. É importante destacar que o serviço é oferecido de forma gratuita em todo o Brasil e o usuário precisa se cadastrar. Portanto, a adesão não é obrigatória.
De acordo com o relatório do MJSP, até a última terça-feira (26), a plataforma recebeu 1.658 alertas de roubos de celulares em todo o território nacional, além de 1.154 relatos de furtos e 851 registros de perdas de aparelhos durante a primeira semana.
Além disso, 283 solicitações de bloqueio do celular se referem a “motivos diversos”. Somente no primeiro dia após a liberação da plataforma, foram pedidas 1.113 medidas restritivas. No geral, São Paulo é o estado com o maior número de bloqueios, com 1.011 até o momento.
Já o Rio de Janeiro aparece na segunda posição, com 453 registros, seguido por Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259). Ainda segundo o MJSP, 700.697 pessoas acessaram o app do Celular Seguro na primeira semana de funcionamento da plataforma.
Porém, apenas 513.098 pessoas registraram números que gostariam de bloquear em caso de furto, roubo ou perda do aparelho. É preciso ter um cadastro na plataforma Gov.br para usar o serviço e informar pessoas de confiança para efetuar o bloqueio em seu nome.
Através da plataforma, é possível comunicar um crime e solicitar o bloqueio imediato do dispositivo e de aplicativos bancários instalados. Caso o celular seja recuperado, é só entrar em contato com a operadora e os bancos parceiros do programa para reativar o acesso.
Para se cadastrar no Celular Seguro basta acessar o site do serviço ou o app, que tem versão para Android e iOS, e informar os dados solicitados. Após suposições sobre a segurança, o MJSP afirmou que a plataforma não vai controlar os aparelhos dos brasileiros.
E você, já fez o seu cadastro na plataforma Celular Seguro? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Comentários