LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como proteger sua conta Gov.br com a verificação em duas etapas

03 de janeiro de 2024 3

Por padrão, qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) está habilitado a ter uma conta no Gov.br. O portal reúne mais de 3 mil serviços digitais do governo e permite ao usuário acessar plataformas como Conecte SUS, Meu INSS, CNH Digital, Carteira Digital de Trabalho (CTPS), entre outras.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir como adicionar uma camada extra de proteção à conta que permite acessar todos esses serviços; veja como ativar a verificação em duas etapas para a sua conta Gov.br.

Como adicionar a autenticação em dois fatores a sua conta Gov.br

Considerado como um dos recursos de proteção mais eficientes que podemos ter atrelados a nossas contas digitais, já que é praticamente inviolável por meios exclusivamente digitais, a verificação em duas etapas – ou autenticação em dois fatores – é uma camada extra de segurança que alguns serviços permitem adicionar.

Quando ativada, o processo de login em novos dispositivos (ou dispositivos não autorizados) passa a ter duas etapas, sendo exigido além dos rotineiros dados de usuário e senha, uma chave de segurança extra.

No caso do Gov.br, para utilizar o recurso é necessário atender a alguns requisitos.


Primeiro, o usuário precisa ter uma conta nível Prata ou Ouro na plataforma. Segundo o próprio governo, “o grau de segurança no processo de validação desses níveis evita fraudes no uso deste recurso”. Para aprender como aumentar o nível da sua conta, confira esse nosso outro tutorial.

Em segundo, o usuário necessita ter o aplicativo Gov.br instalado no seu dispositivo móvel – Android ou iOS – e ter sua conta Gov.br logada nele. Isso, pois é através do app que ele receberá a sua chave de segurança. O código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS ou e-mail. Clique aqui para acessar o cartão para download do app do Gov.br.

Com tudo pronto, confira a seguir como ativar a verificação em dois fatores na sua conta Gov.br:

  • Em um navegador web, acesse https://acesso.gov.br;
  • Insira o seu CPF e clique em “Continuar”;
  • Na tela seguinte, insira sua senha e clique em “Entrar”.

  • Agora, em “Minha conta”, clique em “Segurança da conta”;
    • Na tela seguinte, se exigido, dê as permissões de acesso necessárias ao serviço clicando no botão “Autorizar”.

  • Na nova tela, clique em “Verificação em duas etapas”.

  • Agora, pegue o dispositivo móvel onde pretende instalar o aplicativo do Gov.br;
  • Baixe e instale o app do Gov.br no dispositivo;
  • Faça o login com os seus dados e dê as permissões necessárias;
  • Logo ao acessar sua conta, o app lhe fornecerá um código de 6 dígitos. Não saia dessa tela.

  • De volta a página web do Gov.br, insira o código fornecido pelo app no campo destacado e clique em “Habilitar”.
    • Caso você não tenha recebido o código no seu smartphone ou tablet de forma automática, ainda na página web, clique no botão “Enviar código” para receber um novo código no aplicativo.

A verificação em duas etapas foi ativada! A partir de agora, todas as vezes que precisar entrar na sua conta Gov.br, além de inserir os seus dados de login, terá que fornecer o código informado pelo aplicativo no seu smartphone.

Caso você perca acesso ao seu dispositivo com o aplicativo instalado, será necessário recorrer ao processo de recuperação de conta – como ensinamos aqui nesse outro tutorial. A verificação em duas etapas só poderá ser desativada fazendo a validação facial.

Segundo a própria plataforma, caso você remova o app Gov.br do seu dispositivo ou saia da sua sessão logada (Menu > Sair), a verificação em duas etapas será desativada automaticamente.

Verificação em duas etapas off-line

Além da verificação através do app do governo, também é possível adicionar o processo de verificação em duas etapas através de um app dedicado, como o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator.

Confira a seguir como realizar o processo:

  • Primeiro, acesse o mesmo caminho descrito acima: “Segurança da conta” > “Verificação em duas etapas”;
  • Agora, clique no botão “Habilitar verificação em duas etapas off-line”.

  • No aplicativo autenticador da sua preferência, acesse a opção de adicionar conta e selecione a opção de “Ler código QR” (ou algo do tipo);
  • Escaneei o código QR exibido pela plataforma do governo;
  • A conta Gov.br será adicionada automaticamente ao app.

  • Agora, insira o código informado pelo app no campo logo abaixo do QR Code e clique em “Habilitar verificação em duas etapas off-line”;
  • Uma nova tela informará que o método foi acionado com sucesso.

Agora, caso você esteja sem uma conexão à internet no celular para fazer o processo de autenticação através do app do Gov.br, utilize a opção “Tentar de outra forma” durante o processo de login para acessar a opção de autenticação off-line, através do app autenticador.

Em nossa experiência, após ter ativado a verificação em duas etapas off-line, mesmo após a exclusão do app do Gov.br, a verificação em duas etapas não foi desativada automaticamentemesmo com essa afirmação

gov.br

Desenvolvedor: Governo do Brasil

Grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma


3

Comentários

TC Ensina: como proteger sua conta Gov.br com a verificação em duas etapas
  • E Precisa? Para cada acesso via necessidades distintas ele solicita a senha, você redefine e quando retorna ele solicita a senha e diz que está incorreta, forçando a fazer login com o Banco, o usuário é pretensamente único mas para cada serviço exige senha diferente.

      • Eles tem que consertar é esse site/app pq desde ano passado que tento logar e não chega a MSG com o código pra finalizar o login... E aí?

        Tech

        PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

        Economia e mercado

        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia