Motorola 12 Mar
Atualização (12/03/2024) - EB
O Celular Seguro foi lançado pelo governo em 20 de dezembro de 2023 e registrou mais de 12 mil alertas de roubo, furto ou perda em cerca de um mês. Hoje (12) o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) revelou novos dados a respeito da ferramenta que permite bloquear celulares, chips e aplicativos rapidamente.
Segundo o MJSP, mais de 30 mil pedidos de bloqueio de celulares furtados, roubados ou perdidos foram feitos desde o lançamento da plataforma há quase 3 meses.
O ministério também revela que já existem mais de 1,7 milhão de usuários com 1,3 milhão de celulares cadastrados na base de dados do Celular Seguro. O pico de bloqueios ocorreu no Carnaval com mais de 2,3 mil solicitações durante os quatro dias de festas, sendo que o maior número foi registrado em 12 de fevereiro com 636 aparelhos travados.
Além de divulgar os números, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também alertou que não é possível reverter o processo de bloqueio pelo aplicativo. Ele deve ser feito através da operadora e demais órgãos responsáveis pelos aplicativos instalados no smartphone.
A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, mas, por questões de segurança, não permite a reversão do processo. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos através do contato com a operadora, bancos e outros.
Segundo o MJSP, a ideia é garantir que outras pessoas não consigam desbloquear o seu celular, por isso as operadoras e bancos solicitarão documentos para que o acesso ao dispositivo seja destravado, mas cada empresa pode seguir um procedimento diferente.
Atualização (19/01/2024) - LR
Mais de 12 mil alertas foram emitidos pelo Celular Seguro com apenas um mês de lançamento
O Celular Seguro, plataforma lançada em dezembro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ultrapassou a marca de 12 mil alertas de furto, roubo ou perda em apenas um mês após o anúncio. De acordo com o governo federal, 1,2 milhão de usuários se cadastraram nos últimos 30 dias destacando o interesse dos brasileiros nessa camada de proteção.
Os números ainda confirmam alguns outros detalhes sobre o serviço, como a emissão de 12.591alertas de bloqueio — alguns deles, feitos por pessoas que queriam apenas testar o funcionamento do serviço — com o roubo liderando entre as notificações com 5.496 ocorrências, seguido por furtos (3.965), perda (2.549) e outros (601).
São Paulo foi o estado com o maior volume de registros no Celular Seguro somando 3.288 notificações, seguido pelo Rio de Janeiro (2º), Bahia (3º), Pernambuco (4º) e Minas Gerais (5º). A expectativa é de que operadoras como Claro, Vivo e TIM integrem o programa nos próximos meses aumentando os recursos de segurança quando o telefone for bloqueado.
Original (12/01/2024)
Celular seguro atinge novo recorde de usuários e bloqueia 10 mil aparelhos
O aplicativo Celular Seguro alcançou um novo recorde ao atingir mais de 1,1 milhão de usuários dentro do programa. Os dados foram compilados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ao todo já são cerca de 900 mil celulares cadastrados, sendo que 10 mil aparelhos foram bloqueados por perda, roubo ou furto em pouco mais de três semanas de funcionamento.
O ministério também destaca que, como início do bloqueio da linha telefônica, a tendência é de que o programa desincentive ainda mais os criminosos.
O Celular Seguro é mais uma camada de proteção aos usuários. Com um aparelho que não serve para revender e com acessos de aplicativos digitais bloqueados, não haverá interesse no roubo ou furto de um telefone que virará apenas um pedaço de metal - disse Ricardo Cappelli, secretário-executivo do ministério.
Um ponto importante que precisa ser informado é que o Celular Seguro ainda não permite o desbloqueio dos smartphones. Logo, o ministério orienta aos usuários que não façam testes ou ativem o bloqueio sem necessidade.
Cabe lembrar que o aplicativo permite reportar o crime e bloquear imediatamente os aplicativos bancários, contas e também novos acessos ao dispositivo.
Em uma próxima etapa, o ministério promete ampliar o combate a venda de peças retiradas de smartphones usados. A pasta deve melhorar a fiscalização para evitar que aparelhos roubados possam ser usados em desmanches.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Comentários