Apple 14 Dez
Em levantamento divulgado nesta quarta, o governo do Estado de São Paulo disse que os roubos e furtos de celulares tiveram uma queda de 48% durante o Carnaval deste ano.
O número leva em consideração uma comparação com o período festivo do ano passado, sendo que os dados da Polícia Civil mostram que em 2024 o estado registrou a subtração de 686 aparelhos.
Foram 597 furtos e 89 roubos, sendo que, em 2023, o número foi de 1.320 ocorrências divididas em 1.163 furtos e 157 roubos.
A polícia ainda esclarece que os números só levam em consideração ocorrências onde as vítimas indicaram no boletim que o crime se deu em eventos relacionados ao Carnaval.
Os dados divulgados pela Polícia Civil também apontam para uma queda de 9,3% nas ocorrências gerais de roubos e furtos de celulares ao longo do Carnaval 2024. Neste caso, o local onde o sinistro aconteceu não é considerado no BO.
Comentando o assunto, Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de São Paulo, comemorou a queda nas ocorrências.
Nosso planejamento estratégico teve como foco a integração entre as polícias, trabalho de inteligência e alto grau de monitoramento.
Mais uma vez, repetimos o sucesso na segurança do maior Carnaval de rua do mundo, o que evitou que a festa fosse palco para o crime.
Outros estados devem divulgar seus dados ao longo desta semana, uma vez que o roubo de smartphones se tornou um problema generalizado de segurança pública no Brasil.
Por conta disso, o governo federal lançou a plataforma Celular Seguro para inutilizar aparelhos roubados.
Comentários