LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TSE proíbe “deepfake” e regula uso de IA em campanhas eleitorais

28 de fevereiro de 2024 5

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, uma resolução para regulamentar o uso da Inteligência Artificial durante as eleições municipais deste ano.

No texto da relatora, ministra Cármen Lúcia, ficou estabelecido a proibição total das "deep fakes", enquanto a IA é até permitida, mas ela só pode ser usada em campanhas com um aviso de que o conteúdo foi feito a partir de uma ferramenta do gênero.

Conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia não pode ser usado, para prejudicar ou para favorecer candidatura - diz a resolução.

O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

Imagem/reprodução: acervoTC.

A restrição do uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais também foi aprovada.

Na resolução, o TSE ainda prevê que o uso incorreto da IA pode acarretar a cassação do registro e mandato do candidato, bem como na responsabilização das chamadas "big techs".

O TSE deve fiscalizar as redes sociais para evitar o amplo compartilhamento de conteúdo falso. O texto diz que as plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.

Comentando o assunto, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, disse que a resolução garante a "verdadeira liberdade de expressão".

Vivemos com o perigo das fake news 'anabolizadas' pela inteligência artificial. Nós já vimos o que aconteceu na Argentina, um vídeo transformando uma fala com perfeição, e isso pode acarretar num problema gigantesco, o que pode até afetar o resultado de uma eleição.

Cabe lembrar que o Congresso Nacional também trabalha em um projeto de lei para regulamentar o uso de IA em campanhas eleitorais, mas ele segue sem previsão para ser votado.

Veja mais


5

Comentários

TSE proíbe “deepfake” e regula uso de IA em campanhas eleitorais
  • Vai ser igual 2022 censura em geral banindo as contas das pessoas e forçando elas a irem para outro país.

      • Tá certo

          • Interessante....

            O problema vai estar nesse paragrafo:

            "O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito."

            E se no caso das declarações forem verdadeiras? E como a TSE vai saber se é verdadeiro ou não? Como vão identificar se é fake as declarações?

            Vamos pegar um exemplo, um certo candidato que chamou os gaúchos de v14d0, sabemos que é verdade e foi gravado em um programa da TV Cultura há mais de 20 anos atrás... Esse video segundo o TSE é DeepFake, como vai ser Fake se o próprio dito cujo falou isso há mais de 20 anos atrás e é sempre replicado nas redes sociais??

            Esse é um dos problemas, a TSE vai agir conforme a STF dançar...

              • Audios nunca foram suficientes pra incriminar alguem, assim como videos nao deve ser. Só vai exigir contexto, se nao tiver, é fake.

                  • Ai tu já sabe né pai, vai da interpretação do FDP do Juiz, se ele falar que não existe mais gravidade, infelizmente os bocais que o levam a sério vão ter que fazer por onde, se não é multa tá ligado!

                    Tech

                    PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                    Economia e mercado

                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia