Economia e mercado 17 Jan
A Uber está liberando hoje a gravação de corridas usando a câmera frontal do celular em todo o Brasil. O recurso anunciado em outubro de 2022 estava em teste piloto e foi ampliado para algumas cidades em outubro de 2023. Esta novidade permitirá que os motoristas e usuários tenham mais segurança em suas viagens.
A empresa esclarece que todas as gravações serão criptografadas no celular para que ninguém possa acessar os arquivos diretamente (incluindo a Uber e o motorista). O aplicativo informará o usuário que a viagem será gravada antes de embarcar e poderá cancelar a viagem ou solicitar outro veículo, se desejar.
A gravação da viagem será iniciada quando o motorista se aproximar do ponto de embarque e será finalizada 20 segundos após o desembarque do passageiro. Apenas a câmera frontal do celular será utilizada e a gravação é opcional por parte do motorista.
Os arquivos de vídeo somente poderão ser acessados pela equipe da Uber se for feito um relato de incidente de segurança no aplicativo por parte do motorista ou do usuário. Todas as gravações serão apagadas após 7 dias se nenhum incidente de segurança for reportado à Uber.
A funcionalidade será liberada gradualmente para todos os motoristas do Uber em todo o território nacional nas próximas semanas, mas já está disponível nas cidades onde estava em testes, que são: Manaus, Recife, Curitiba, São José dos Campos (SP), João Pessoa, Campinas (SP), Santos (SP), Petrópolis (RJ), Itajaí (SC) e Goiânia.
Comentários