Software 15 Abr
A NASA confirmou a origem do lixo espacial que havia caído, no último mês, em uma casa na Flórida. O lixo veio de uma Estação Espacial Internacional (ISS). O objeto cilíndrico veio de um pallet de carga de baterias que pesava quase 3 toneladas. Atingiu uma casa e atravessou o telhado e dois andares dela.
A carga de baterias foi liberada em 2021 e tudo nela deveria ter queimado na entrada da atmosfera do planeta ou caído no mar. Felizmente, esse incidente não provocou vítimas, mas resultou em danos consideráveis a residência. O caso ocorreu no dia 8 de março e foi em Naples, Flórida.
Segundo a própria NASA em uma postagem de seu blog, feita na segunda, o objeto agressor era usado como um componente de suporte para montar as baterias no pallet de 2,6 toneladas que foi descartado pela estação espacial. Esse componente era feito de inconel, material feito para suportar ambientes extremos de temperatura, pressão, etc.
Após ser encontrado, foi visto que o objeto pesava cerca de 1,6kg, possuía 10cm de altura e 4,5cm de diâmetro, um pouco menor que uma latinha de Red Bull. Como tamanho não é documento, o suporte recuperado ainda conseguiu causar danos na casa em que caiu.
Hello. Looks like one of those pieces missed Ft Myers and landed in my house in Naples.
— Alejandro Otero (@Alejandro0tero) March 15, 2024
Tore through the roof and went thru 2 floors. Almost his my son.
Can you please assist with getting NASA to connect with me? I’ve left messages and emails without a response. pic.twitter.com/Yi29f3EwyV
A NASA ainda chegou a comentar sobre o ocorrido e diz que planeja averiguar em uma investigação por qual motivo esse material não foi destruído por completo durante sua entrada.
A Estação Espacial Internacional realizará uma investigação detalhada da análise de lançamento e reentrada para determinar a causa da sobrevivência dos detritos e para atualizar a modelagem e análise, conforme necessário. Esses modelos exigem parâmetros de entrada detalhados e são atualizados regularmente quando se descobre que detritos sobreviveram à reentrada atmosférica no solo.
A queda de lixo espacial no planeta é algo bastante comum quando paramos para analisar, mas as chances de acertar uma pessoa são baixíssimas, afinal, o objetivo da queda do lixo é que ele queime enquanto atravessa a atmosfera e o pouco que sobra deve cair em alto mar. Às vezes, até as próprias estações espaciais são atingidas por lixo espacial.
Comentários