LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Polícia Federal deve investigar acusados de espalhar fake news sobre enchentes no RS

09 de maio de 2024 24

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a divulgação de fake news nas redes sociais sobre as enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

O pedido de investigação foi solicitado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, sendo que o ofício chegou à PF e foi aceito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Conforme membros do governo, muitos militares e voluntários civis reclamam que a divulgação de informações falsas tem dificultado as operações de resgate e até mesmo o recebimento de doações vindas de outros estados.

Imagem/reprodução: desastre natural deixa rastro de destruição em várias cidades do Rio Grande do Sul.

Comentando o assunto, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, argumentou que é preciso identificar quem está criando esses boatos.

As Forças Armadas e equipes de resgate da Defesa Civil estão exausta de tanta fake news. AGU e PF devem agir para identificar os agentes criminosos para impedir sua ação organizada para prejudicar os resgates e salvamentos - disse ao G1.

A fala do ministro faz coro com a entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a defender a regulação das redes sociais para que as plataformas sejam responsabilizadas pelo excesso de desinformação.

É preciso lembrar que, diante da tragédia no RS, as principais operadoras do país estão trabalhando de forma conjunta, enquanto os Correios auxiliam no recebimento e envio de doações para ajudar os desabrigados no estado.

Veja mais


24

Comentários

Polícia Federal deve investigar acusados de espalhar fake news sobre enchentes no RS
  • coisa de bolsonarista é certo

      • No rol das mentiras, parece que há dificuldade no entendimento de que são as mentiras que proporcionam os famosos golpes financeiros. Poucos leram a matéria sobre segurança no TC. Fui um pouco mais além através do conteúdo da matéria. Só constatei que o que noto em ligações e publicações, não é paranoia minha. Os que mais se atualizam tecnologicamente, são exatamente os idiotas de carteirinha, prontos para aplicar um novo golpe, utilizar e manipular informações verídicas para provocar a "raiva" dos "ingênuos". Esses, fazem hora extra sem adicional, pq se divertem ao ver o qto muitas pessoas podem servir de ferramenta de manipulação para fazer exatamente o que querem. Marionetes virtuais, deveriam pedir "participação nos lucros" dessa máfia.

          • Nenhuma matéria do TC, que envolva política, vai criticar qualquer ação do governo atual. Mesmo que prejudique e seja criticada pela audiência desse site. Simples assim. Críticas? Apenas quando falavam do governo anterior, que não liberava aquela verbinha cabulosa que sustenta a galera do jornalismo.

              • Mais um veículo vinculado ao grupo que domina a informação no País, entrando na narrativa e distribuindo o conteúdo que corrobore com as mentiras que eles precisam que sejam ditas e aceitas pelo povo. Interessante que vários outros canais e sites divulgam da mesma forma, com os mesmos assuntos, tentando provocar o famoso "efeito manada". Todos os sites falam a mesma coisa? Então é verdade, não preciso verificar. É o desserviço que o TC presta à sua audiência, que vem procurar o que o site diz que faz, mas que quando necessário, vira plataforma política, pois fazem parte do mesmo grupo. E tentam enganar a própria audiência apenas para sustentar a narrativa mentirosa que estamos vendo há anos.

                  • Fake News: Todos que criticam o governo

                    Verdade: Tudo que falam bem do governo..


                    %uD83E%uDD21%uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFC

                    • Sou da opinião da liberdade de opinião, caso uma pessoa fere alguém com suas falas, temos a justiça e as leis cíveis para julgar. O problema que no Brasil a justiça não é mais cega, pesa mais para um lado. Isto é inaceitável em uma sociedade democrática, a regulamentação vai só piorar.

                        • Essa é a real preocupação do bebum de Garanhuns

                            • O PT está mais preocupado em mostrar que ajuda mais que Bolsonaro que do que em ajudar o povo do sul. SO ISSO!!!!

                                • Será que irão atrás dos Ministros e da Rede Globo pela divulgação dos Fake News? Acho que não irão atrás não!

                                    • Deveriam começar pela própria Globo que espalhou que a Madona doou R$ 10 milhões.

                                      https://revistaquem.globo.com/noticias/noticia/2024/05/madonna-fez-doacao-milionaria-ao-rio-grande-do-sul-segundo-colunista-saiba-o-valor.ghtml

                                        • É o proprio gov que está por trás disso, essa jogada de mestre para aumentar o hype no momento da tragédia e assim regulamentar as redes sociais mais rapidamente

                                            • Governo prometeu que ia regular e até agora nada, dito isso vão continuar a espalhar fakes por aí, independente da ação da polícia ou não %uD83D%uDE08

                                                • Além de fake news ! As teorias de conspiração é mais ainda.
                                                  Tem gente dizendo que é culpa da COVID , das antenas Haarp, que são as tempestades solares, que é a terra plana, que é a Boston Dynamics, que é culpa da Star link.. que esse avanço em IA nos últimos anos é pra algo catastrófico que está por vir...
                                                  É muita gente doida e analfabeta digital.. que acredita em tudo que lê! Parece que não tem um filtro da internet..
                                                  Parece que não estudou.. que não sabe o que e DNA, os conceitos básicos de tudo! Já foi assim com a descrença com as vacinas.. Tem gente que hoje não acredita em quase mais nada!

                                                  E assim estamos chegando num ponto de ruptura social.. onde ninguém acredita em nada!

                                                  A internet está fazendo as pessoas ficarem loucas e dar voz a pessoas loucas e essas tem muito mais apóio!

                                                  Podem escrever, o mundo vai ter uma terceira guerra não por países conquistando outros mas por uma mentira.

                                                    • O importante é termos a liberdade de questionar democraticamente, sobre antenas Haarp não tinha conhecimento sobre o assunto que fiquei aparte nas discussões no X. Das discussões tinham pessoas a favor e contra sobre a teoria, cabe cada um pelo seu conhecimento na busca da verdade momentânea. Eu não acredito, mas sei que muitos a li acreditam, fazer o quê, cada um com a sua liberdade de opinião.

                                                        • Pior que a Marina Silva culpou o Bolsonaro pela enchentes do RS..... Kkkkkkkk

                                                          • Não bastasse a tragédia, ainda tem gente que usa a desgraça dos outros para mentir. Enquanto estamos nos unindo para ajudar, existem os inúteis, que só sentem prazer em destruir e atrapalhar. Criaram uma interpretação própria sobre o que significa liberdade de expressão e censura. É a "mentira justificada", é o que permite golpes, massificação de fofocas infundadas. Já virou outra doença crônica dentre os que acreditam que tudo que circula pelas redes sociais é verdadeiro, pq desconhecem até onde a tecnologia já chegou com um mau caráter usando isso para confundir as pessoas.

                                                              • Fake news mata e mata muito, destrói reputações e causou desgraças na pandemia, é necessário alguma regulação pra ontem,tudo na nossa vida é regulado pq só as big techs são os alecrim dourado? Qdo falo regular não digo censura e realmente a lei que estava em tramitação dava muito poder ao executivo, é necessário algum consenso

                                                                  • mais um alienado. fala asneiras que quiser enquanto é tempo. Daqui uns dias suas ideias mirabolantes serão apagadas eternamente.

                                                                      • Cara, vc demonstra mais alienações do que eu, eu ao menos tô argumentando, essa regulação é um debate global e isso é um FATO, foi aprovado na união europeia, ISSO É UM FATO, pode pesquisar/estudar, até nos EUA já tem leis pra isso, tudo na nossa vida é regulamentado, já o q vc diz é chamar de asneiras, ideias mirabolantes, enfim, vc age mais na emoção, eu tô aqui argumentando com a razão, vc se esconde por um perfil sem rosto pra ser agressivo, calma ser humano, você só se desenvolve de verdade ouvindo o contraditório e fora da sua bolha, passar bem

                                                                        • regulamentação é só o meio deles falar q vão censurar a oposição.. acorda.. o governo e a grande mídia são os q mais espalham Fake News...

                                                                            • Se isso fosse verdade não seria uma discussão global, discussão essa que ocorre também em países da Europa e até mesmo nos Estados Unidos, A União Europeia aprovou em 2022, lá não é uma ditadura, os EUA tbm, da uma estudada na regulamentação e pq ela é necessária

                                                                                • Não tem que regulamentar coisa nenhuma. Informação descentralizada é fundamental. O governo acha que o povo é idiota e acredita em qualquer coisa (há sim gente idiota) e quer usar essa justificativa infundada de fake news para calar as redes sociais. Vc já parou pra pensar se apenas os canais oficiais do governo e a grande mídia puderem difundir a informação quanta mentira será empurrada goela abaixo do povo. Basta ver que o próprio presidengue se orgulha de contar que sempre mentiu (vide o vídeo dele falando da quantidade de crianças de rua no Brasil). Toda ditadura precisa controlar os meios de difusão da informação e é isso o que o atual governo quer fazer.

                                                                                    • Olha Vinícius só de tu argumentar sem chamar os outros de idiota, alienado e tal já merece muito elogio, parabenizo pq tá difícil conversar em QQ lugar, todo mundo quer tá certo atacando, eu ainda te sugiro dar uma olhada na lei de regulamentação das redes sociais aprovadas na união europeia e nos EUA, eu tbm já pensei q poderia ser uma questão de censura até ver esses países com democracia, até mesmo os EUA q é a favor da liberdade de expressão irrestrita regulamentar isso, um dos argumentos que eu vi é que no cenário atual o que se observa é um desequilíbrio em favor das plataformas,
                                                                                      mas eu concordo com você que vai saber como isso seria implementado no Brasil, ao menos na União Europeia e nos EUA até onde eu pesquisei não houve censura, apenas uma responsabilização maior principalmente se vc comete crimes na rede

                                                                                Economia e mercado

                                                                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                                Android

                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                Android

                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                Windows

                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos