LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celular Seguro deve ajudar na recuperação de smartphones roubados

17 de maio de 2024 2

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou um novo Comitê Gestor para atuar no programa Celular Seguro e incorporar uma medida que ajude a recuperar smartphones roubados.

Segundo o órgão do governo federal, em breve o programa começará a enviar alertas via WhatsApp para quem comprar um smartphone roubado ou furtado. Ou seja, em uma medida semelhante a que foi adotada pelo governo do estado do Piauí.

Apesar de ainda não ter uma data específica para que a nova ferramenta entre em ação, o MJSP diz que o novo Comitê está "empenhado em viabilizar a incorporação" do recurso.

Imagem/reprodução: acervoTC. O programa Celular Seguro deve ganhar a nova funcionalidade em breve para permtir a recuperação de smartphones roubados.

Comentando o assunto, o secretário-executivo do MJSP e presidente do novo Comitê, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou que o grupo tem trabalhado na solução definitiva para o problema do alto índice de roubos e furtos de smartphones.

Como qualquer solução tecnológica, o Celular Seguro será atualizado constantemente, a partir de demandas que venham dos próprios usuários e dos parceiros. Para agilizar esse processo, criamos o Comitê Gestor para garantir que todas as alterações tragam o máximo de eficiência e que possam ampliar ainda mais a proteção aos usuários.

Atualmente, o aplicativo do Celular Seguro tem dois milhões de usuários, sendo que já foram efetuados 48 mil bloqueios. A intenção do governo é massificar o uso da ferramenta a partir da adição de novas funcionalidades, uma vez que grande parte dos brasileiros ainda não conhece o app.

Exemplo do Piauí

Usado como modelo para o Celular Seguro, o estado do Piauí adotou uma política de inteligência para recuperar smartphones roubados.

Para isso, quando uma nova linha é habilitada em um celular fruto de roubo, as empresas de telefonia informam em que local está o aparelho em que essa nova conta foi criada.

A partir disso, o usuário é intimado pela polícia, via WhatsApp, para resolver a situação em uma delegacia. Em caso de falta de nota fiscal do aparelho, o cidadão é obrigado a devolver o smartphone para a polícia.

Assim, o celular é encaminhado ao verdadeiro dono. Com essa medida, o Piauí reduziu o roubo de celulares em 44%, enquanto o índice de recuperação de aparelhos subiu 139%.

Veja mais


2

Comentários

Celular Seguro deve ajudar na recuperação de smartphones roubados
  • É só não vender mais Chips na esquina e cadastrar TODO mundo em loja e se o chip parar em um celular furtado chama na delegacia para trocar uma idéia

      • Isso seria uma boa medida. O que favorece essa medida é o e-sim. Se todos os fabricantes de aparelhos trouxerem smartphones compatíveis com e-sim, roubar celular se torna inviável.

        Tech

        PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

        Economia e mercado

        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia