Android 05 Abr
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou um novo Comitê Gestor para atuar no programa Celular Seguro e incorporar uma medida que ajude a recuperar smartphones roubados.
Segundo o órgão do governo federal, em breve o programa começará a enviar alertas via WhatsApp para quem comprar um smartphone roubado ou furtado. Ou seja, em uma medida semelhante a que foi adotada pelo governo do estado do Piauí.
Apesar de ainda não ter uma data específica para que a nova ferramenta entre em ação, o MJSP diz que o novo Comitê está "empenhado em viabilizar a incorporação" do recurso.
Comentando o assunto, o secretário-executivo do MJSP e presidente do novo Comitê, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou que o grupo tem trabalhado na solução definitiva para o problema do alto índice de roubos e furtos de smartphones.
Como qualquer solução tecnológica, o Celular Seguro será atualizado constantemente, a partir de demandas que venham dos próprios usuários e dos parceiros. Para agilizar esse processo, criamos o Comitê Gestor para garantir que todas as alterações tragam o máximo de eficiência e que possam ampliar ainda mais a proteção aos usuários.
Atualmente, o aplicativo do Celular Seguro tem dois milhões de usuários, sendo que já foram efetuados 48 mil bloqueios. A intenção do governo é massificar o uso da ferramenta a partir da adição de novas funcionalidades, uma vez que grande parte dos brasileiros ainda não conhece o app.
Exemplo do Piauí
Usado como modelo para o Celular Seguro, o estado do Piauí adotou uma política de inteligência para recuperar smartphones roubados.
Para isso, quando uma nova linha é habilitada em um celular fruto de roubo, as empresas de telefonia informam em que local está o aparelho em que essa nova conta foi criada.
A partir disso, o usuário é intimado pela polícia, via WhatsApp, para resolver a situação em uma delegacia. Em caso de falta de nota fiscal do aparelho, o cidadão é obrigado a devolver o smartphone para a polícia.
Assim, o celular é encaminhado ao verdadeiro dono. Com essa medida, o Piauí reduziu o roubo de celulares em 44%, enquanto o índice de recuperação de aparelhos subiu 139%.
Comentários