Segurança 21 Mai
A operadora Vivo começou a bloquear as linhas de smartphones roubados a partir de alertas do programa Celular Seguro. Conforme explica o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a medida busca evitar que criminosos instalem o chip em outros aparelhos visando clonar o WhatsApp.
O bloqueio do chip também é importante para evitar o recebimento do SMS de confirmação, que é usado para acessar contas em bancos ou redes sociais. Os bandidos fazem esse tipo de operação para aplicar golpes em parentes ou amigos das vítimas.
Com a medida, a Vivo completa o time de operadoras que bloqueiam o chip após o alerta do Celular Seguro. Isso porque Claro e TIM já fazem o bloqueio há algum tempo.
Comentando o assunto, o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou que a adesão da Vivo torna o Celular Seguro ainda mais confiável.
Com a integração da Vivo, corrigimos uma das principais falhas do Programa Celular Seguro, que ainda não contava com a operadora por incompatibilidade dos sistemas utilizados. A partir de agora, teremos mais adesões e os usuários contarão com uma ferramenta mais completa, confiável e segura.
Já o diretor de Relações Institucionais da Vivo, Tiago Machado, comentou que mais de 100 chips já foram bloqueados após alerta do Celular Seguro desde quando a adesão foi confirmada.
Cabe lembrar que o programa Celular Seguro se prepara para implementar um protocolo de recuperação de aparelhos roubados, bem como já ultrapassou a marca de 2 milhões de usuários.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Comentários