LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falha de segurança do Windows permitia ataques de malware através de Wi-Fi

13 de junho de 2024 2

A Microsoft reconheceu uma falha de segurança em diferentes versões do Windows que permitia injetar malware no sistema operacional através de Wi-Fi. Conforme detalhado na página de atualizações de segurança da empresa na terça-feira (11), o problema afeta diversas versões modernas do sistema operacional, incluindo o Windows 11.

Embora não haja indícios de que a brecha — identificada como CVE-2024-30078 — tenha sido explorada ativamente, os ataques tinham baixa complexidade e não exigiam que o invasor tivesse qualquer tipo de privilégio no sistema operacional. Bastaria estar no alcance da rede Wi-Fi para que um pacote de malware fosse injetado no PC.

(Imagem: Microsoft)

A falha estava no driver de rede Wi-Fi do Windows. Um potencial ataque de malware poderia ignorar todos os protocolos de autenticação, burlando permissões de acesso e dispensando a necessidade de qualquer interação do usuário.

Com isso, um invasor poderia enviar malware para usuários em redes Wi-Fi públicas completamente sem serem detectados pelos mecanismos de segurança do Windows. Essas redes são comuns em aeroportos, hotéis e outros estabelecimentos.

Os dispositivos afetados incluem aqueles que executam diferentes versões do Windows 11, Windows 10, Windows Server 2022, Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012 e Windows Server 2008.

O patch de segurança que corrige a falha no driver foi disponibilizada na terça-feira, 11 de junho. A atualização corrige também 49 brechas encontradas em componentes do Windows, Office, Azure Dynamic Business Central e Visual Studio. Um deles era classificado como “Crítico”. Nenhum parece ter sido explorado ativamente.

(Imagem: Microsoft)

Cabe lembrar que falta pouco mais de um ano para que a Microsoft deixe de disponibilizar atualizações de segurança para o Windows 10. A menos que o usuário pague pelo suporte estendido, o sistema operacional não receberá correções para falhas — como a vulnerabilidade do driver de Wi-Fi — a partir de 14 de outubro de 2025.

Veja mais!


2

Comentários

Falha de segurança do Windows permitia ataques de malware através de Wi-Fi
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos