LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Banco Central registra novo vazamento de chaves Pix com quase 40 mil dados expostos

10 de julho de 2024 6

Um novo vazamento de chaves Pix ocorreu nas últimas semanas. Conforme revelado pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (10), quase 40 pessoas tiveram seus dados cadastrais expostos. De acordo com a instituição, essas informações estavam sob responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A.

Apesar disso, dados sensíveis, como saldos dos clientes ou senhas, não chegaram a ser expostos. O vazamento revelou informações cadastrais, como número de conta ou CPF. Portanto, não é possível fazer a movimentação de recursos ou acessar as contas.

O número exato de chaves pix vazadas dessa vez foi de 39.088. Esse, inclusive, foi o sexto vazamento do tipo, ocorrido entre os dias 26 de junho e 2 de julho. O BC ainda afirmou que “Serão adotadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente” em uma nota oficial sobre o assunto.

As pessoas que tiveram seus dados vazados receberão notificações pelo aplicativo da instituição em que cadastrou a chave Pix. Portanto, caso suas informações tenham sido expostas, não deve demorar muito para que receba um aviso sobre o ocorrido no app cadastrado.


Esse número acabou sendo bem maior em comparação com o vazamento anterior das chaves, ocorrido no início de junho. Foram em torno de 22 mil chaves pix expostas e também se tratou somente de informações cadastrais. Na ocasião, as empresas não chegaram a se pronunciar sobre o ocorrido.

Seja como for, o usuário pode tomar algumas atitudes para se proteger, como não criar todas as opções de chaves oferecidas, tomar cuidado ao escanear QR Codes e não usar o Pix em redes públicas de Wi-Fi. Por fim, confira quando o Pix por aproximação deve ser implementado no Brasil.

Posicionamento da 99Pay

A 99Pay contatou o TudoCelular e se posicionou sobre o ocorrido, confira a seguir:

A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo.

A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira.

A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível.


6

Comentários

Banco Central registra novo vazamento de chaves Pix com quase 40 mil dados expostos
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos