Software 16 Jul
O Google disponibilizou, na quinta-feira (18), a atualização para a Beta 4 do Android 15. A nova versão de testes do sistema operacional traz correções para problemas identificados durante o uso da versão anterior, a Beta 3.1, e otimizações gerais para a plataforma, além do novo pacote de segurança referente ao mês de julho de 2024.
Esta é a “última atualização agendada” para o ciclo de testes com a nova versão do sistema operacional, segundo o Google, sinalizando que o lançamento estável está próximo. Aqueles que estão inscritos no Programa Beta do Android receberão a atualização por meio da internet automaticamente.
Uma das principais mudanças da Beta 4 do Android 15 é a remoção dos códigos legados de emojis baseados em PNG. Cabe lembrar que, com o Android 13, o sistema passou a contar com emojis vetorizados, que garantem a máxima qualidade mesmo ao serem ampliados, mas o Google manteve os emojis legados por motivos de compatibilidade.
Há também diversas correções de bugs explicadas nas notas de lançamento da Beta 4 do Android 15, incluindo problemas no desbloqueio facial do Google Pixel Fold, erros no processo de backup após redefinir para as configurações de fábrica e outras falhas.
A beta é identificada pelo número de pacote “AP31.240617.009” e pode ser instalada somente em dispositivos elegíveis da marca: Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6a, Pixel 7, Pixel 7 Pro, Pixel 7a, Pixel Fold, Pixel 8, Pixel 8 Pro, Pixel 8a e Pixel Tablet. Com o lançamento estável, outras fabricantes devem começar a atualizar seus celulares e tablets.
A Samsung, por exemplo, parece já estar preparando o lançamento da One UI 7, que será baseada no Android 15. O HyperOS 2.0, que será a nova versão da interface de usuário da Xiaomi, também deve ter componentes baseados no novo sistema operacional do Google.
Na reta final da etapa de testes, a gigante das buscas pede que os desenvolvedores de aplicativos verifiquem se seus softwares estão funcionando corretamente com as novas ferramentas e APIs do Android 15. Algumas das novidades do sistema incluem as novas animações preditivas, compartilhamento parcial da tela e melhorias de privacidade.
Espera-se que a versão estável do Android 15 seja lançada em 13 de agosto, data em que o Google também deve anunciar sua nova geração de celulares com o Pixel 9.
Comentários