Android 26 Jun
O apagão cibernético afetou diversos serviços e as instituições bancárias não ficaram de fora. De acordo com o site Downdetector, o Banco Pan, Neon, Bradesco e Next são exemplos de plataformas da categoria prejudicadas pela situação. Somente na manhã desta sexta-feira (19), mais de mil notificações de usuários eram relatos de problemas com o Bradesco.
Nas redes sociais, usuários que utilizam o serviço do banco chegaram a relatar os problemas sofridos com a instabilidade da plataforma. Além disso, a situação com o chamado Crowd Strike chegou a afetar também o funcionamento do sistema de laboratórios como Fleury, Delboni e A+.
O Apagão Cibernético
Esse apagão foi causado por uma pane no software da empresa CrowdStrike, que teve problemas após uma atualização. Dessa forma, vários sistemas de informática globais acabaram tendo seus serviços interrompidos. Inclusive, voos nos Estados Unidos não puderam acontecer, enquanto transmissões no Reino Unido e telecomunicações na Austrália foram prejudicados.
De acordo com George Kurz, o problema não foi causado por um ataque cibernético e sim por um defeito no update de conteúdo. Segundo ele:
CrowdStrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento.
Bradesco offline muito provavelmente devido ao bug do #CrowdStrike e confirmei aqui, não está entrando mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk https://t.co/OszT4PweN1
— 𝔅𝔢𝔫 ℌ𝔲𝔯, 𝔒 𝔈𝔰𝔮𝔲𝔢𝔠𝔦𝔡𝔬 (@Oxydron) July 19, 2024
Olá, a área responsável está atuando para que o acesso seja normalizado o mais breve possível. Por gentileza, pedimos que aguarde. É importante que não desinstale o seu App.
— bradesco (@Bradesco) July 19, 2024
Ficamos à disposição!
Toby Murray, especialista da Universidade de Melbourne, explicou que o problema tem relação a uma ferramenta chamada Crowdstrike Falcon, lançado em 2013 pela empresa e que foca na proteção de endpoint e inteligência contra ameaças. São usadas técnicas e aplicativos para um sistema de antivírus.
A CrowdStrike, por sua vez, já chegou a atuar em investigações de ataques cibernéticos de maior repercussão.
Danos no Brasil
No Brasil, além dos problemas mencionados com os bancos, os aeroportos de Goiânia chegaram a relatar atrasos, enquanto os de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Pernambuco operavam normalmente. A companhia aérea Azul informou que atrasos pontuais podem ocorrer em voos, sugerindo que os clientes cheguem mais cedo para obter informações.
Sistema de rastreamento de caminhões também parecem ter sido afetados pela situação.
Comentários