Samsung 17 Set
Conforme a eleição norte-americana se aproxima, empresas de tecnologia da China tem se preocupado em aumentar o estoque de chips avançados como forma de se prevenir contra futuras sanções.
Isso porque a volta de Donald Trump a Casa Branca pode resultar em uma guerra comercial ainda mais acirrada entre os países. Diante desse cenário, muitas empresas chinesas encomendaram várias remessas de chips de última geração para a TSMC.
Contudo, como a taiwanesa tem uma alta demanda por parte de Apple, Qualcomm e MediaTek, os chineses agora procuram a Samsung como uma espécie de "backup".
O maior temor entre empresas chinesas é de que Washington corte qualquer relação delas com a TSMC, algo que já vem sendo ventilado nos bastidores da política americana.
Por isso, confiar a produção de chips para a Samsung é a opção mais inteligente no momento.
Apesar da coreana ser sediada em outro país aliado dos EUA, a Samsung tem mais força para suportar a pressão norte-americana e fazer negócios com os chineses.
Atualmente, a China já representa 16% de todo o mercado da TSMC, marcando um aumento considerável neste segundo semestre. Ou seja, está claro o movimento chinês de estocagem de chips.
Por ora, as empresas citadas não comentaram o assunto. Mesmo assim, o relacionamento dos EUA com a China deve fazer parte dos debates entre Donald Trump e Kamala Harris, sendo que dificilmente os países devem "reatar o relacionamento" para algo próximo do que acontecia antes de 2019.
Comentários