Segurança 22 Jul
Em dezembro de 2023 o Governo Federal anunciou o Programa Celular Seguro por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De forma resumida, basta baixar um app na loja de seu smartphone, seja ele Android ou iOS, e realizar o cadastro com as informações pedidas. Após isso, em caso de roubo ou furto do seu aparelho, será possível bloqueá-lo de forma bastante facilitada, bastando ter o número do CPF do responsável pelo cadastro.
Como era de se esperar, a adesão foi grande, já que temos uma verdadeira epidemia de roubos e furtos de celulares no Brasil, sendo um dos tipos de crime mais cometidos no país, com quase 1 milhão de aparelhos subtraídos de seus donos durante o ano de 2023.
Segundo informações atualizadas, o Programa Celular Seguro já conta com mais de 2,1 milhões de pessoas cadastradas, registrando cerca de 66,5 mil alertas de bloqueio em todo o Brasil. Vale lembrar que o app funciona para muito mais do que apenas bloquear o dispositivo em si, sendo uma forma de avisar Anatel e outros órgãos competentes sobre o roubo, furto ou perda do aparelho, o que também desabilita a conectividade móvel vinculada ao IMEI.
Além disso, o serviço vem passando por atualizações constantes desde o seu lançamento, integrando iniciativas de estados que visam coibir os crimes de roubo e furto de celulares. Uma delas vem do Piauí, onde o número de roubos e furtos caiu em 40% devido aos métodos usados para localizar, notificar e verificar modelos extraviados. Outra novidade é a lista de códigos de IMEI com restrição, algo especialmente útil para quem quer comprar um celular usado.
Para isso, foi criado o Comitê Gestor do Celular Seguro, que inclui peritos criminais federais e colabora com empresas de tecnologia como o Google, responsável por lançar recentemente no Brasil uma ferramenta focada em celulares roubados.
O alerta também facilita o bloqueio de contas e apps de instituições financeiras como Nubank, Caixa, Santander, Banco do Brasil e Bradesco, dificultando a ação de golpistas que roubam celulares em busca de acesso a PIX e funções de crédito. Um ponto de crítica, porém, é que o desbloqueio não pode ser feito pelo Programa Celular Seguro caso o aparelho seja recuperado, então não é algo tão recomendado caso você perca o celular e ainda tenha chance de encontrá-lo novamente.
De acordo com os dados mais recentes divulgados sobre o Programa Celular Seguro, o estado de São Paulo é o líder com alguma folga no número de registros de alerta de bloqueio, com quase 20 mil registros até então. O Rio de Janeiro vem na sequência com pouco mais de 9,6 mil, seguido por Bahia, Minas Gerais Pernambuco.
Os estados com menos registros de bloqueio são Roraima, Acre, Tocantins, Amapá e Rondônia, todos com menos de 300 registros de bloqueio cada.
O app do Celular Seguro pode ser baixado gratuitamente em plataformas Android e iOS, e acessado pelo portal Gov. Você precisa apenas ter uma Conta Gov ativa para realizar o cadastro de seus dispositivos e serviços que deseja bloquear em caso de alguma ocorrência.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Comentários