Economia e mercado 31 Jul
Huawei, Baidu e outras gigantes chinesas começaram a estocar chips avançados da Samsung em busca de se proteger de possíveis novas sanções dos Estados Unidos.
Segundo informações coletadas pela Reuters, a gigante sul-coreana tem vendido milhares de chips de memória para os chineses, fazendo com que cerca de 30% das suas remessas sejam enviadas apenas para a China.
Além de chips para smartphones e outros dispositivos eletrônicos, a Samsung também tem montado memórias de alta largura de banda, algo essencial para processamento de Inteligência Artificial.
Ao fazer um grande estoque de chips, os chineses "ganham tempo" para desenvolver soluções proprietárias no médio prazo, uma vez que o governo local quer que o país seja autossuficiente na produção de semicondutores.
Um analista de Cingapura comentou essa "fome chinesa" por chips da Samsung.
Dado que o desenvolvimento de sua tecnologia doméstica ainda não está totalmente maduro, a demanda da China pelo HBM da Samsung tornou-se excepcionalmente alta, já que as capacidades de outros fabricantes já estão totalmente reservadas por empresas americanas de IA.
Por enquanto, Huawei, Baidu, Tencent, Haawking e Samsung não comentaram o assunto.
De toda forma, fontes na Casa Branca revelaram que as próximas sanções dos EUA devem mirar nos chips HBM, algo que pode "acabar com a festa" chinesa. Por isso, a estocagem pode crescer ainda mais nas próximas semanas.
Comentários