Economia e mercado 01 Ago
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras Claro, TIM e Vivo devem testar o novo sistema de alerta contra desastres naturais neste sábado (10). O governo federal também deve fazer o lançamento do programa em evento que será realizado em Brasília (DF).
Desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a Anatel, o sistema vai utilizar a rede de telefonia celular para emitir mensagens sobre riscos de temporais e deslizamentos de terra.
Quando liberado, o alerta contará com aviso sonoro e vibratório no smartphone do usuário, sendo que ele será capaz de se sobrepor a qualquer outro conteúdo em uso na tela do aparelho.
A Anatel explica que o alerta também desabilitará o modo silencioso.
O novo sistema de alerta ainda servirá para comunicar não apenas quem mora em áreas de risco, mas também pessoas que estejam passando pela cidade ou bairro e até mesmo estrangeiros. Tudo será feito sem qualquer cadastro prévio.
Inicialmente, são 11 cidades contempladas no programa de testes.
- Roca Sales (RS)
- Muçum (RS)
- Blumenau (SC)
- Gaspar (SC)
- Morretes (PR)
- União da Vitória (PR)
- Petrópolis (RJ)
- Angra dos Reis (RJ)
- São Sebastião (SP)
- Cachoeiro do Itapemirim (ES)
- Indianópolis (MG)
A tecnologia de difusão por celular (cell broadcast) é amplamente utilizada no exterior e somente agora estará disponível no Brasil, algo que era uma demanda muito antiga por parte da defesa civil nacional.
A próxima etapa do programa de testes deve contemplar municípios em outras regiões do país (centro-oeste, nordeste e norte), mas o ganho de escala deve depender das defesas civil estaduais e municipais.
Comentários