Segurança 18 Jun
A Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro devolveu cerca de 500 celulares que foram recuperados no decorrer de investigações conduzidas pelas delegacias do estado.
O evento de devolução foi realizado no auditório da Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio de Janeiro, sendo que, inicialmente, a previsão era de devolver 300 aparelhos, mas a continuidade do trabalho ampliou esse número para 500 smartphones.
Conforme explica a Polícia, todas as vítimas foram avisadas da entrega do aparelho por meio de mensagens enviadas pelos telefones das delegacias no WhatsApp.
Além de vítimas que moram na própria cidade do Rio de Janeiro, a Polícia também devolveu smartphones de turistas que vivem em outros estados.
Comentando o assunto, a diretora do DGPC, delegada Raissa Celles, chamou a ação de emblemática.
Esta é uma ação emblemática, pois mostra o empenho da Polícia Civil na recuperação dos bens das vítimas. Muitas vezes, esse é o bem mais caro que elas possuem, e que reúne imagens de sua intimidade e dados bancários e pessoais.
Ela também explicou que as devoluções de smartphones acontecem constantemente nas delegacias, mas que agora a equipe resolveu reunir as entregas numa mesma data para chamar a atenção da população.
Celles ainda reforçou que a receptação de celulares é um crime que fomenta toda a cadeia delituosa.
O celular mais barato, de procedência duvidosa, pode ter custado uma vida. Busque sempre lojas e sites confiáveis e exija a nota fiscal.
Celular Seguro e recuperação de celulares
Seguindo o exemplo do estado do Piauí, o aplicativo Celular Seguro também deve ganhar um protocolo para recuperação de smartphones roubados.
O Ministério da Justiça já montou um grupo que ficará responsável pela implementação da medida, sendo que o receptador será alertado pelas autoridades de que comprou um aparelho roubado.
Após esse aviso, ele terá que devolver o celular em uma delegacia próxima para que ele seja entregue posteriormente ao verdadeiro proprietário.
Comentários